handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

ACERVO

O acervo MIS conta com mais de 200 mil itens: fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs e DVDs do acervo bibliográfico e dos diversos documentos do acervo arquivístico.


A origem do acervo MIS remonta ao ano de sua fundação, 1970, quando tiveram início projetos de pesquisa executados pela equipe do Museu que tinham como objetivo a produção de registros documentais que refletissem aquele momento histórico. Com o passar dos anos, esse acervo ampliou-se: a ele foram incorporados itens recebidos em doação, entrevistas de História Oral, além de filmes, vídeos e fotografias realizados por meio de patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura.

O crescimento e a diversificação do acervo trouxeram a necessidade de revisão de sua classificação, e hoje em dia ele é organizado em três categorias: acervo museológico, acervo arquivístico (arquivo histórico) e acervo bibliográfico. A organização, catalogação, conservação e disponibilização ao público desses três tipos de acervo estão sob a responsabilidade do CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS).

ACERVO ONLINE

Encontre informações sobre os itens que compõe os acervos museológico e bibliográfico do MIS.

COMO PESQUISAR

Saiba como realizar sua pesquisa no Acervo Online, além de dicas para localizar a informação que procura.

ARQUIVO HISTÓRICO

O acervo arquivístico é composto por documentos históricos originados pelas atividades cotidianas do Museu.

Midiateca

A Midiateca é o espaço de pesquisa ao acervo MIS, abriga cópias em CDs e DVDs do acervo museológico assim como o acervo bibliográfico.

Saiba Mais

Orientações gerais

Pesquisa agendada

Informações para agendar sua pesquisa presencial.

Reprodução e uso de obras

Informações sobre reprodução e uso das tipologias do acervo museológico (exceto filmes em película), bibliográfico e arquivo histórico.

Empréstimos

Informações sobre empréstimo de obras do acervo filmográfico, bibliográfico e arquivo histórico, quando não é possível realizar a reprodução dos itens.

Doações

Informações sobre o procedimento para doação de itens ao acervo do MIS.