handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

A história do século XX pela perspectiva dos quadrinhos

INSCREVA-SE

As histórias em quadrinhos fazem parte de um contexto de manifestações culturais que compõem o imaginário social, retratando não apenas a realidade social, mas, principalmente, a política da sociedade. Apesar das HQs terem recebido pouca atenção acadêmica durante o século XX, elas estão inseridas dentro da dinâmica do controle sobre os meios de comunicação e das representações construídas por esses meios de forma a garantir, também, o controle sobre a memória e o passado, segundo Eric Hobsbawn “em suma, o que agora legitima o presente e o explica não é o passado como um conjunto de referência [...] mas o passado como um processo de tornar-se presente". Neste contexto, o curso apresenta um conjunto de HQs que recontam os principais fatos do século XX e aquele que vem sendo considerado como o grande marco do início deste século XXI.

Através de seis obras centrais apontando os principais fatos do século XX, divididas em 04 encontros, estudaremos a introdução ao mundo das histórias em quadrinhos e seus principais conceitos, o imperialismo e o neocolonialismo europeu no século XIX, resultando nas causas da I Guerra Mundial, as duas grandes guerras, a guerra fria e a política americana na segunda metade do século e o atentado do 11 de setembro, que define a nova forma de se ver o mundo no início do século XXI.

Aula 1 – Introdução às HQs como fontes documentais
Aula 2 – As guerras mundiais
Aula 3 – A Guerra Fria e a Política americana
Aula 4 – O 11 de setembro e o século XXI

Sobre o professor: Eduardo Molina - Formado em História e pós-graduado em Política e Relações Internacionais, é professor e palestrante. Já colaborou com especiais para a Revista Mundo Estranho, Rádios 97 e Estadão, além de jornais e revistas. Criador do canal Geek História e da empresa Molinart Treinamento e Desenvolvimento, utiliza a Cultura Pop - histórias em quadrinhos, filmes, séries e músicas - para levar o conhecimento para empresas e instituições de ensino através de palestras e treinamentos.

Veja as condições dos Cursos MIS:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas

Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera

Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula

Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos