handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Teorias da arte e estética: subsídios filosóficos para a arte contemporânea

INSCREVA-SE

O curso se propõe a dispor o repertório da Estética, iniciando pelo aparecimento do conceito no século 18, no interior do Iluminismo europeu, quando estava remetido às experiências sensoriais provocadas pelo contato com o Belo. Retomar as reflexões filosóficas que se posicionaram na direção do fazer artístico, desde a antiguidade grega, modernidade até o contemporâneo. Nessa direção, busca refletir sobre as visões de Platão, Aristóteles, Kant, Nietzsche, Benjamin, Adorno chegando à pós-modernidade.

Portanto, o curso irá recuperar o repertório filosófico e da história da arte como meio de obtenção de subsídios para se pensar, compreender e melhor perceber o contemporâneo. Possibilitar o estabelecimento de relações entre as manifestações artísticas do contemporâneo a partir de suas remissões às heranças teórica e prática, especialmente ao fazer artístico no tempo e no espaço.

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições.

Sobre o professor
Fernando Amed é doutor em História pela FFLCH da Universidade de São Paulo (2008), onde também obteve o mestrado (2001), bacharelado e licenciatura (1986). É professor titular da Faculdade de Comunicação da Faap desde 2002, lecionando as disciplinas de Estética e Filosofia para os cursos de Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Cinema, Relações Públicas e Design. É professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo desde 2001, lecionando as disciplinas de Estética e História da Arte para os cursos de Artes Visuais, Fotografia, Publicidade e Relações Públicas. É organizador e professor do curso de História da Arte no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo desde 2011, coautor do livro A história dos tributos do Brasil (2001 e 2012), autor de As cartas de Capistrano de Abreu: sociabilidade e vida literária na Belle Époque carioca (2006) e Thomas Sowell: da obrigação moral de ser cético (2015), além deutor de vários artigos em revistas acadêmicas. Seus principais objetos de estudo se concentram na análise do contemporâneo, estabelecendo um diálogo entre história, arte e estética, filosofia e literatura. Pesquisa, leciona e orienta nas áreas da história da arte, estética e filosofia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5732831611339510

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos