handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

A história da música no cinema

INSCREVA-SE

O gênero musical no cinema atravessa a história da sétima arte. Tendo se originado do teatro musical, progressivamente adaptado à tecnologia audiovisual e ao desenvolvimento da banda sonora, o cinema musical ajudou a desenvolver a indústria da música também. Em suas várias divisões, a composição para cinema musical atende a uma complexa dinâmica de sincronização, narrativa, poética e forma musical.

Reconhecida como uma narrativa tão importante quanto a imagem,a linguagem musical, principalmente no cinema musical, é muito mais que um acessório de pontuação das emoções; é discurso. Neste curso, trataremos da função da música no cinema, especialmente no gênero musical, passando por diversas fases, do cinema mudo às animações e à produção brasileira, até as mais recentes produções comerciais; discutindo a relação entre música e imagem, música e fala, música e indústria cinematográfica, e passando por grandes pensadores do tema, como Theodor Adorno, Murray Schaffer e Arnold Schoenberg, além de compositores de diversos setores, desde Chaplin, Bernard Hermann, Nino Rota, Heitor Villa-Lobos, Jodorowsky e Bjork.

O objetivo deste curso é apresentar noções da função da música no audiovisual e no cinema musical ao longo da história, suas transmutações e novas perspectivas, levando os alunos a compreender as diferentes funções da música no gênero musical, e as variadas modalidades de relação entre música e imagem, tanto do ponto de vista estético, como comercial.

Cronograma:

Aula 1 – A música no cinema através dos tempos

Discussão sobre a relação entre música e imagem, música e fala, música e indústria cinematográfica, passando por grandes pensadores do tema, como Theodor Adorno, Murray Schaffer e Arnold Schoenberg.

Aula 2 – O que define uma boa música para a cena?

Discussão e observação crítica de cenas e músicas de compositores de diversos setores, desde Chaplin, Bernard Hermann, Nino Rota, Heitor Villa-Lobos, Jodorowsky e Bjork.

Aula 3 – Aspectos técnicos da música no gênero musical

Noções de sincronização, métrica musical e entonação. Demonstrações e observações críticas de fragmentos de filmes musicais.

Aula 4 – Relação entre mercado da música e dos musicais

Discussão sobre a relação entre a indústria dos musicais e da música popular. Deslocamento das trilhas musicais da chançon e do jazz para o popular. Perspectivas e novas adaptações.

Sobre o professor

Marcello Gabbay é músico, compositor e professor universitário. Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio doutoral na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), e Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social pela FMU. É autor de diversos artigos científicos publicados em periódicos no Brasil, na América Latina e na Europa, e de artigos jornalísticos sobre música popular. Autor do livro Música popular e comunicação poética (Ed. Appris, 2017). Já compôs trilhas e música original para peças de teatro, instalações e curta-metragens.

Galeria de Fotos