handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Uma história social da fotografia

A partir de um embasamento teórico que contempla múltiplas perspectivas analítica, o curso propõe apresentar um recorrido da história da fotografia que não dissocia a produção fotográfica de seus contextos históricos de produção. A interdisciplinaridade é uma característica marcante deste curso, pois serão investigadas certas homologias artísticas entre fotografia, música, artes plásticas e cinema.

Desta forma, pretende-se apresentar e discutir algumas das principais produções artístico-fotográficas verificadas na história da fotografia, buscando familiarizar o participante não apenas com a história do meio fotográfico mas também com seus contextos sócio-históricos de produção. As diversas maneiras de construção e representação da realidade pela ótica fotográfica serão investigadas, suscitando práticas investigativas e aparatos reflexivos para melhor apreciação das questões discutidas ao longo do curso.

Tópicos das aulas
>> O surgimento de uma nova arte; o Impressionismo e a fotografia.
>> A atualização do Realismo em Eugène Atget.
>> Fotografia e política: Berlim contra o nazi-fascismo.
>> Fotografia, poesia e música como crítica social.
>> Fotografia documental vs. Fotografia artística: a representação da experiência urbana moderna.
>> Fotografia e gênero: ecos surrealistas na América Latina.
>> Fotografia e arte urbana.
>> A Fotografia e a globalização: Martin Parr.

Sobre o professor
Marcos Fabris é bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário SENAC-SP e doutor pela FFLCH-USP, com pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), Université Paris Ouest Nanterre (Paris), MAC-USP, FFLCH-USP e UNIFESP (São Paulo). É autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação – ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.

 

Galeria de Fotos