handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Mulheres no cinema latino-americano

INSCREVA-SE

O curso aborda o lugar das mulheres na filmografia latino-americana de diferentes períodos, a partir das perspectivas estética, política e histórica. Serão abordados a Revolução Mexicana, o Cangaço, as ditaduras militares, entre outros acontecimentos do passado e presente. As apresentações teóricas e críticas permitirão aprofundar as reflexões sobre os conceitos de cinema e de políticas das narrativas, bem como a transição ou permanência das condições de subserviência das mulheres. Alguns filmes abordados serão:

Argentina

O pântano (2001), Lucrecia Martel

A mulher sem cabeça (2008), Lucrecia Martel

Leonera (2008), Pablo Trapero

 

Brasil

A entrevista (1966), Helena Solberg

Um céu de estrelas (1996), Tata Amaral

Cuba

De cierta manera (1977), Sara Gómez

Lucía (1968), Humberto Solás

México

Frida, naturaleza viva (1938), Paul Leduc

Danzón (1991), María Novaro

Peru

A teta assustada (2009), Claudia Llosa

Madeinusa (2006), Claudia Llosa

Uruguai

La historia casi verdadera de Pepita la pistolera (1993), Beatriz Flores Silva

En la puta vida (2001), Beatriz Flores Silva

Sobre a professora

Ana Daniela de Souza Gillone é professora e pesquisadora de cinema, pós-doutorada pela ECA-USP. Ministrou cursos de extensão universitária no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina e na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, além de cursos livres de cinema latino-americano nas unidades do Sesc. É pesquisadora do grupo de estudos Cinema latino-americano e vanguardas artísticas, vinculado à Unifesp e ao CNPq.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos