handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Olhar do diretor de fotografia

INSCREVA-SE

O curso oferece condições ao aluno de fazer escolhas pertinentes no dia a dia da atuação profissional, com um embasamento teórico indispensável para a materialização da ideia cinematográfica, partindo do pressuposto de que, para a produção de imagens portadoras de mensagens, é necessária a combinação de vários fatores: luz, visão, percepção, linguagem e técnica.

Serão abordados itens que permitem ao aluno definir conceito fotográfico, fotografia autoral, características, estilo, elementos estruturais da fotografia, discurso fotográfico, escolha do equipamento, tipo de filme, equipe técnica (maquinista, eletricista, assistente); definir enquadramentos, câmera em movimento narrativo, alinhamento estético com a direção de arte; definir o que e por que iluminar

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre o professor

Marcelo Spomberg estudou Cinema na FAAP, História na FMU e pós-graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual  na Universidade Estácio de Sá. Trabalha na área audiovisual como diretor de cena e diretor de fotografia em comerciais, videoclipes, filmes de ficção e documentários. Em sua trajetória profissional que já completa 30 anos, fotografou 16 curtas-metragens, entre eles, o Juca Piau – disfarce explosivo (2000, em stop motion), premiado no Festival de Curitiba; Batman e Robin” (1992), premiado no Festival de Gramado e no Festival de Brasília; Passo a passo com as estrelas (1994), premiado no Festival de Bellaria na Itália; Flora (1995); Viva Eu (1987), premiado no Festival de Gramado; Zabrosik Pint (1995); Isabel (1990), premiado no Festival de Bilbao na Espanha, e Vou te encontrar vestida de cetim (1998). Fotografou diversos documentários, entre eles: Maquila (1985), premiado no RioCine 1985; Re-descobrindo o Brasil (1997), para TV Educativa – RJ, e Gente del cabalo (2002), para a Columbia TriStar. Em 2003, produziu e dirigiu o documentário Povos do Bananal, premiado pelo Ministério da Cultura. Em 2007, produziu e fotografou o longa-metragem O último chá, e lançou o curta Sete vidas, que acumula 17 prêmios em festivais de cinema nacionais e estrangeiros, filme este que marcou sua estreia na direção de ficção. Em 2015, lançou o documentário Homem ao mar. Lecionou Direção de Fotografia para Cinema na UniFMU, e esteve à frente de projetos pedagógicos na escola Superior de Propaganda e Marketing – SP, Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André – ELCV, entre outros. É criador, organizador e curador do Festival Literário de Extrema, que teve sua quinta edição em 2018.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos