handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

A sua história em quadrinhos

Registrar a história através de narrativas gráficas é parte dos costumes da humanidade desde tempos remotos, quando nossos primeiros semelhantes colocaram nas paredes das cavernas cenas de seus cotidianos. Hoje contamos com diversas possibilidades de construção narrativa, inclusive com alguns recursos de redes sociais como, por exemplo, o Instagram com seu “stories”, o Facebook e sua criação de apresentações dinâmicas, postagens em forma de “carrossel”, e até os memes que, em sua grande maioria, são formados pela combinação de texto e imagem. Desta forma, é possível traçar um paralelo entre as histórias em quadrinhos e a forma como nos comunicamos nas redes sociais, uma vez que colocar imagens justapostas deliberadamente em uma sequência narrativa é uma das definições de história em quadrinhos.

Abordar os aspectos estruturais e definidores das histórias em quadrinhos, apresentando técnicas fundamentais para o desenvolvimento de uma narrativa gráfica. Os alunos serão motivados a explorar diversas possiblidades de criação para suas HQs, a fim de encontrar e amadurecer seu próprio processo criativo. Isso os levará ao debate de ideias, promovendo uma troca de informações que será mediada pelo professor, que também apresentará minúcias de seu processo de criação para estabelecer um referencial ao aluno.

Ao final do período, os alunos terão produzido pequenas histórias inspiradas em suas vidas, trazendo a linguagem dos quadrinhos para a sua realidade, utilizando de suas limitações técnicas e criativas para desenvolver uma coletânea do projeto.

Material: Caderno, lápis, borracha e caneta

Sobre o professor: Felipe Watanabe Formado como Designer Gráfico pela Universidade Guarulhos - UnG, trabalha com criação desde 2003, passando por diversas agências de marketing e publicidade como designer. A partir de 2011, seguiu atuando como ilustrador freelancer, professor de Desenho e História em Quadrinhos na Quanta Academia de Artes, e quadrinista com trabalhos publicados em editoras como, DC (Teen Titans, Cyborg, The Flash, Justice League of America)e Marvel (Iron Man Superior), além de produzir trabalhos autorais, como a história em quadrinhos “JIIN” (www.jiin.com.br).

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos