handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Literatura, HQ e a complexidade humana: diálogos possíveis

INSCREVA-SE

Atualmente, as novelas gráficas conquistaram seu status de Literatura, inovando com sua linguagem dinâmica, concisa e pontual abordando temas que tocam o humano. Assim, a partir da discussão de obras artísticas no formato de História em Quadrinhos (HQ) e de suas adaptações para o cinema, o curso tem como objetivo estimular reflexões, sobre a complexidade da realidade humana, bem como expor aspectos literários do HQ. Nesse contexto, serão abordadas duas obras: Meu amigo Dahmer, de Derf Backdevf, e O corvo, de James O’Barr. As obras trazem personagens com perfis psicológicos marcantes, narrando o humano de maneira ímpar. Cada uma, com sua motivação, segue uma trajetória no limiar da sanidade e loucura que, em certa medida, todos nós já experienciamos. Com esse mote, discutiremos os conceito de loucura, na psicanálise e na psicologia e, traçaremos possíveis critérios para análise literária de HQs.

Sobre os professores
Cássia V. Bittens
(CRP 06/70617). É psicóloga formada há 14 anos e Pós Graduada em Psicoterapia Psicanalítica, atendendo jovens e adultos em consultório particular. É palestrante e pesquisadora no curso de mestrado em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP. Em 2017 lançou, em coautoria, o livro “Por trás dos fatos – A psicanálise pode explicar”.
Eduardo Viana Junqueira (CRP 06/71379). Atua como psicoterapeuta no Centro do Professorado Paulista e em consultório particular. Especialista em Dependência Química pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), trabalhou na Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD). Curso de Extensão: “Clínica Adolescente” no Instituto Sedes Sapientiae.É um dos curadores do projeto Noite na Taverna que promove encontros com o objetivo de apresentar e debater filmes e obras literárias de suspense e terror. É colaborar no site Formiga Elétrica.

 

 

Galeria de Fotos