handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

A história do Jornalismo em Quadrinhos e sua prática

INSCREVA-SE

Os quadrinhos nasceram no jornalismo. Publicações de jornais de 1600 já traziam desenhos que relatavam o cotidiano das grandes cidades, como as histórias de Giuseppe Maria Mitelli (1634-1718), que publicava em Bolonha, na Itália, casos como o A honorável vida de um preguiçoso, dedicado aos estudiosos do Ócio e em honra deles (Imageria/Veneta).

A proposta do curso é apresentar o contexto histórico em que o jornalismo em quadrinhos se desenvolveu como linguagem, fazendo um retrospecto de referências do século XVI até os dias atuais. No curso, serão abordadas as técnicas necessárias para produção de HQs jornalísticas, estudos de casos e de mercado, além da produção na prática de uma matéria em quadrinhos passando por todas as etapas do processo.

Durante a produção, acontecerão reuniões de avaliação de cada etapa e troca de experiências.

Sobre o professor

Alexandre de Maio é quadrinista. Em 2006 lançou sua primeira história em quadrinhos Os inimigos não mandam. Em 2010 começou a desenvolver o jornalismo em quadrinhos em diversos veículos midiáticos. Em 2013 ganhou o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e lançou o livro em quadrinhos Desterro, publicado também na França em 2016, junto com os livros Génération Favela e Je Suis Rio. Em 2018, lançou o livro de jornalismo em quadrinhos Raul, a história de um golpista de cartão de crédito.

Galeria de Fotos