handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

As desenhistas: mulheres na ilustração do século 19 ao 21

INSCREVA-SE

O curso oferece um panorama histórico da ilustração de livros feita por mulheres durante os séculos 19, 20 e 21, valorizando a produção artística feminina. Os alunos sairão dos encontros com uma nova visão sobre a história da ilustração e com novas referências visuais.

Aula 1 | Panorama histórico sobre o livro infantil no século 19 (Beatrix Potter, Kate Greenaway, Ellenore Abbott e Anne Anderson)

Aula 2 | Panorama histórico da ilustração na primeira metade do século 20 (Wanda Gag, Peggy Fortnum e Mary Blair)

Aula 3 | Panorama histórico da ilustração na segunda metade do século 20 (Tove Jansson, Peggy Bacon e Clare Newberry)

Aula 4 | Panorama do livro infantil contemporâneo (Eva Furnari, Angela Lago, Lúcia Hiratsuka, Graça Lima, Suzy Lee, Carson Ellis e Kitty Crowther)

Sobre a professora

Janaina Tokitaka é bacharel em Artes Visuais pela USP e começou sua carreira como escritora em 2010, quando publicou seu primeiro álbum ilustrado, Tem um monstro no meu jardim. Desde então, publicou quarenta outras obras para o público infantil e juvenil. Participou como autora convidada da FLIP 2012 (Feira Literária de Paraty). Seus livros Sétima noite de verão (Ed. Escrita Fina) e Tem um monstro no meu jardim (Ed. Escrita Fina) foram selecionados pelos programas federais PNBE (Plano Nacional Biblioteca na Escola) e FNDE – Alfabetização na Idade Certa para compor o acervo básico de bibliotecas públicas em todo território nacional, somando mais de 200.000 cópias adquiridas. Seu livro Escamas (Ed. Cortez, 2014) recebeu o selo “altamente recomendável” pela instituição FNLIJ (Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil). Seus livros Escamas e A árvore: os três caminhos foram selecionados para representar o Brasil no catálogo da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bologna. As ilustrações para o livro O mercado dos Goblins (Ed. Companhia das Letras, 2015) foram selecionadas para a edição 2018 da Bienal de Ilustrações de Bratslava. Seu livro Pode pegar foi selecionado como um dos 30 melhores do ano pela revista Crescer (2018) e foi publicado no Uruguai pela Editora Topito.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos