handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Folclore e identidade nos quadrinhos nacionais

INSCREVA-SE

Quadrinhos sempre foram uma forma de expressão efervescente e poderosa do pensamento de um povo ou de uma época. No Brasil, não é diferente: há mais de um século, dividimos nossas histórias, crenças e vontades em quadrinhos para todas as idades, nas mais diversas mídias. Em quatro encontros, vamos explorar a natureza do folclore e da identidade nacional embutida nas HQs que fizeram história no nosso país e representaram, de forma inteligente, sarcástica e bem-humorada, o que é, afinal de contas, ser brasileiro.

Aula um: Folclore e magia no Brasil
- O que é folclore?
- O que é magia?
- Construção da identidade nacional
- Mito fundador e autoimagem nacional

Aula dois: identidade nos quadrinhos brasileiros
- Tradição e magia nos quadrinhos nacionais
- A charge como ferramenta de identidade
- Breve história dos quadrinhos nacionais
- Turma da Mônica e a construção de identidade
- Zé Carioca: a construção do estereótipo
- Ziraldo e o humor subversivo

Aula três: quadrinhos e grandes temas nacionais
- HQs e política nacional
- HQs e religião nacional
- HQ como subversão de formatos
- Laerte, sexualidade e subversão

Aula quatro: HQs e a atualidade
- Quadrinhos online e debates contemporâneos
- A HQ pode transformar a identidade nacional?
- Ficção científica e distopia nos quadrinhos
- Catarse e o quadrinho livre

Sobre a professora: Cláudia Fusco é jornalista e mestre em Science FictionStudies pela Universidade de Liverpool, Inglaterra. É pesquisadora de mitos, folclore, contos de fadas e literatura especulativa. Colaborou para o especial de ficção científica da revista Mundo Estranho e foi colunista do site Contraversão, escrevendo semanalmente sobre já participou de conferências internacionais. Ministrou aulas na USP, Casa do Saber, Youpix (por voto popular), entre outros.

 

 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br