handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
BLOG EDUCATIVO

A proposta deste blog é aproximar o público do cotidiano do Núcleo Educativo MIS com uma linguagem fluída e acessível. Cada educador tem liberdade para desenvolver conteúdo abordando suas pesquisas, visitas e atividades. Acompanhe!

Ação educativa
Professor

Visitas Mediadas

Postado em 22 de novembro de 2018

Para tornar acessíveis ao público e complementar a reflexão sobre as iniciativas artísticas e culturais oferecidas pelo MIS, o Núcleo Educativo oferece visitas mediadas às exposições. 

As visitas têm duração de 90 minutos e são sempre conduzidas por um educador com formação no assunto. Elaboradas para diversos perfis de grupos – escolares, universitários e instituições sociais –, as visitas apresentam os conteúdos por meio de metodologias específicas para diferentes faixas etárias e ciclos escolares. 

O início da visita é marcado pelo acolhimento, momento fundamental para que o grupo comece a se familiarizar com o espaço do museu e suas especificidades. É também o momento de conhecer um pouco mais sobre a história do museu, acervo da instituição e particularidades do prédio. O início da visita é importantíssimo para que o educador mapeie os interesses e saberes do grupo em relação à temática da exposição. 

A segunda parte da visita ocorre dentro do espaço expositivo, e é o momento de troca de ideias entre o grupo e o educador sobre o que está exposto e as relações possíveis entre assuntos. Pensando em ampliar as possibilidades de conversa e fazer com que o grupo se aproprie das temáticas trabalhadas, o Educativo MIS sempre envia material de apoio para as instituições agendadas. 

O encerramento da visita é o momento de retomada de tudo o que foi visto e conversado. Os grupos são sempre estimulados a retornarem ao MIS e a também conhecerem outras instituições culturais, como uma forma de ocupação e ativação desses espaços públicos da cidade. 

Os agendamentos de visita são sempre realizados através de um formulário no site, onde também é possível acompanhar a nossa programação.

MAIS LIDAS