handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
BLOG EDUCATIVO

A proposta deste blog é aproximar o público do cotidiano do Núcleo Educativo MIS com uma linguagem fluída e acessível. Cada educador tem liberdade para desenvolver conteúdo abordando suas pesquisas, visitas e atividades. Acompanhe!

Relato do educador

“Meu, tô ouvindo um podcast...”

Postado em 24 de junho de 2019

“Meu, tô ouvindo um podcast...”

Você já ouviu um podcast? Esse tipo de mídia, que se aproxima muito do rádio, tem se tornado febre entre vários grupos; é ouvir o primeiro e não conseguir mais parar. Em maio de 2019, o Educativo MIS ofereceu uma oficina sobre o tema, na qual apresentou um panorama do surgimento e popularização do podcast, além de ensinar algumas técnicas simples para melhorar a qualidade da captação de som feita em casa. Como a oficina foi um sucesso, trazemos também para o blog um pouquinho do que discutimos com os participantes.

Você sabia da existência de podcasts?

Essa mídia surgiu nos Estados Unidos em 2004 e é basicamente um programa de rádio, na qual o ouvinte, além de escolher o tema, pode decidir exatamente a hora que quer ouvir. Você entra em um site e baixa um arquivo de áudio (ou acessa via streaming) que te permite ouvir em qualquer lugar e horário, independente de estar conectado à internet, um programa sobre qualquer assunto de seu interesse. Qualquer coisa! A última pesquisa (realizada em 2018) indica que hoje existem mais de 1.000 podcasts só no Brasil. Alguns falam sobre política, moda, alimentação, cultura pop, quadrinhos, cinema, futebol, maternidade, paternidade, notícias, espiritualidade, enfim... são infinitos os temas.

Como ouvir um podcast?

Existem muitas formas de ter contato com essa maravilhosa mídia. As principais são hoje o PodCast Addict, iTunes, Google PodCast, Spotify e Deezer. Todos esses recursos aparecem nas lojas virtuais dos celulares como aplicativos. O celular é, hoje, o meio mais usado para ouvir podcasts. Além disso, você pode fazer uma pesquisa na internet; a maioria dos programas disponibiliza seu conteúdo em sites e blogs.

Como realizar o seu?

Uma das coisas mais incríveis do podcast é ser uma mídia muito democrática, próxima ao YouTube, onde qualquer pessoa pode divulgar seus vídeos. Em um podcast, também é possível tecer suas opiniões sobre diversos assuntos, divulgar sua pesquisa, seu trabalho, um gosto ou um hobby.

Algumas medidas simples ajudam na qualidade do som. É importante lembrar que, mesmo existindo programas de edição capazes de melhorar a qualidade, é essencial gravar o mais nítido possível. Programas de edição não fazem milagres!

Abaixo algumas dicas que você pode seguir para captar o som de maneira mais clara e também para facilitar o trabalho de edição:

  1. Use mais de um microfone para gravação. Isso facilita a edição de pequenos erros e mixagem das vozes. O ideal é cada participante ter um microfone próprio, mas, como isso dificulta bastante a vida do editor, um para entrevistado e outro para o entrevistador – ou âncora – e convidados já melhora muito a qualidade do som.
  2. Use microfones. Não confie no potencial do microfone do seu computador ou câmera. Até o microfone embutido nos fones de ouvido é melhor que nada!
  3. Escolha os horários de gravação. Conheça a rotina do lugar, escolha os momentos mais silenciosos, sem trânsito na rua, cachorro latindo ou pessoas falando pelo espaço.
  4. O carro é um bom isolante acústico. É possível gravar dentro dele.
  5. Colchões podem vedar janelas e portas, deixando o som mais limpo.
  6. Existem programas de edição de som completamente gratuitos, como o AudioEditing. Uma busca pela internet o ajudará muito nisso.
  7. Grave com o volume alto. É mais fácil diminuir que aumentar o som da captação.

Onde divulgar?

O podcast nada mais é que um arquivo que pode ser alocado em diferentes plataformas on-line ou não. Os meios mais comuns são blogs gratuitos que suportam um arquivo do tipo. Entre eles estão:

  • Wordpress
  • Tumblr
  • Blogger
  • Weebly
  • Medium
  • Blog.com
  • LiveJournal
  • Svbtle

Você também pode escolher formas não públicas de divulgar seus podcasts, como grupo de WhatsApp ou e-mails. O importante é definir para quem você está produzindo conteúdo e lembrar que nada deve ser divulgado na internet sem que você tenha total segurança que isso pode se tornar público em algum momento.

Mas, voltando ao assunto: você já ouviu um podcast???

Abaixo compartilhamos alguns programas que podem ser facilmente encontrados na internet, em blogs ou nos agregadores de podcast (Deezer, Spotify, iTtunes e Google Podcast, por exemplo).

Alô Ciência é um podcast de divulgação científica feito sobretudo por biólogos e joga luz sobre grandes mistérios da vida, como tubarões, vulcões e dinossauros.

https://alociencia.com.br/

BrainCast explora a cena cultural mundial.

https://www.b9.com.br/podcasts/braincast/

Como Começar é um trabalho do jornal on-line Nexo e dá o caminho das pedras para você começar alguma coisa, como praticar exercícios, ler algum autor e ouvir música clássica.

https://www.nexojornal.com.br/podcast/como-comecar/

Narrativas comenta livros e o mercado literário. Ideal para os apaixonados por leitura.

http://www.central3.com.br/category/podcasts/narrativas/

Presidente da Semana é uma iniciativa do jornal Folha de S.Paulo, que faz uma grande apresentação dos presidentes brasileiros de uma forma legal e divertida.

https://presidentedasemana.libsyn.com/

Projetos Humanos é um podcast completamente diferente de tudo que você já ouviu. É como se fosse uma história de ficção, mas simplesmente nos contando fatos. Ouça, é viciante.

https://www.projetohumanos.com.br/

Rapadura Cast é cinema com rapadura.

https://cinemacomrapadura.com.br/cat/rapaduracast-podcast/

Salvo Melhor Juízo é para os fortes, mas vale a pena. Ele traz uma discussão profunda sobre Direito e seus contextos históricos.

https://salvomelhorjuizo.com/

Tricô de Pais é um podcast de pais!! <3 caras falando sobre como é ser pai.

https://paizinhovirgula.com/category/podcasts/podcast/

Achamos desnecessário explicar o Vamos falar sobre música?

http://vamosfalarsobremusica.com.br/category/sem-categoria/

Agora que você conhece alguns programas, dê uma mergulhada neles e, imediatamente após, procure outros. Deve ter um que combina com seus gostos, interesses, curiosidades e visão de mundo.

Elisabeth Costa e Jéssica Silva

 

MAIS LIDAS