handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
BLOG EDUCATIVO

A proposta deste blog é aproximar o público do cotidiano do Núcleo Educativo MIS com uma linguagem fluída e acessível. Cada educador tem liberdade para desenvolver conteúdo abordando suas pesquisas, visitas e atividades. Acompanhe!

Ação educativa

Mediação e Educação em Museus: Novos Olhares 2018

Postado em 06 de março de 2019

Durante os dias 3 e 10 de dezembro de 2018, aconteceu no MIS o projeto Mediação e Educação em Museus: Novos Olhares. Nesses dias, seis educadores com formações variadas, oriundos de diferentes museus de São Paulo e do país, compartilharam suas experiências, obstáculos e pesquisas sobre o exercício da profissão. Foram divulgados trabalhos e pesquisas sobre temas pertinentes ao atendimento de público de museus, como acessibilidade, relação museu-escola, desenvolvimento de material educativo, mediação, artista mediador e outros temas relacionados à área.

Os projetos foram selecionados através de convocatória direcionada para educadores, monitores ou orientadores. O projeto Novos Olhares tem como objetivo compartilhar e valorizar os trabalhos desses profissionais que atuam na linha de frente no atendimento do público museal. O desenvolvimento do projeto foi feito por educadores que sentiam a necessidade de ouvir seus companheiros de profissão e de diversificar o conteúdo que costumam ser apresentados em palestras e encontros com educadores, que geralmente são organizados e protagonizados por coordenadores do setor.

A primeira edição do programa foi realizado com recursos advindos de premiação do Edital de Prêmio Darcy Ribeiro 2015, do Instituto de Museus (Ministério da Cultura) e é uma iniciativa do Núcleo Educativo do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Devido ao sucesso da primeira edição, o Museu da Imagem e do Som deu continuidade ao evento em 2018, contemplando os seguintes educadores e projetos:

Camila Yumi: Mediação em artes: uma não metodologia de pesquisa e criação

Ana Lídia Terberga: Quem são as mulheres na biblioteca

Mayara Marques: Minutos de mediação

Ariane Salgado e Bruno de Souza: Projeto colaborativo em arte e educação

Luana Santos e Juliana Rangel: Projeto click museus

Lia Cazumi: Ninguém fica de fora – mediação e educação em museus: novos sentidos

MAIS LIDAS