handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

France eMotion

Obras que ganham vida por meio da realidade aumentada e levam o espectador a descobrir toda a riqueza dos grandes pontos culturais da França. Esse é o ponto de partida da exposição France eMotion, inciativa que marca a parceria entre o MIS e a Aliança Francesa de São Paulo, propondo uma experiência artística inédita no encontro entre fotografia e animação digital. A mostra fica em cartaz de 13 de novembro a 1º de dezembro. A curadoria é de Muriel Enjalran.

O projeto é idealizado pela Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, em colaboração com o Institut Français, e produção paulistana da Aliança Francesa. Para a realização da exposição que tem 35 obras, quatro fotógrafos internacionais foram convocados, em colaboração estreita com Muriel Enjalran: o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade. Todos percorreram uma parte do território com suas câmeras na mão, propondo um olhar singular sobre a diversidade do patrimônio cultural e paisagístico da França.

Em seguida, para dar vida às imagens capturadas, os artistas franceses Julie Chheng e Thomas Pons imaginaram um personagem animado circulando e se transformando nas fotografias, graças a um aplicativo para celular de realidade aumentada, que é simples, gratuito e acessível a todos.

“A animação vem para trazer uma dimensão lúdica e poética. Um personagem virtual circula pelas fotos e se transforma. O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados”, conta a curadora.

O espectador é convidado a passear pelos caminhos com fortificações e parques de castelos, a atravessar museus e locais contemporâneos de exposições e admirar a arquitetura das abadias e os arcos de pontes.

Galeria de Fotos