handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Caretas de Maragojipe

Essa exposição integra o FOTO MIS 2019, projeto anual do MIS que dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. Clique aqui para saber mais!

Durante os dias de Carnaval, os moradores da cidade baiana Maragojipe se transformam em “caretas”, figuras festeiras multicoloridas e sem identidade. A exposição Caretas de Maragojipe apresenta uma série de retratos feitos por João Farkas a partir da tradição de carnaval da cidade. João Farkas registrou os Caretas por cinco anos e destaca em seus retratos o vigor da expressão contido nas fantasias, nas cores e no anonimato.

A exposição de João Farkas é realizada em parceria com o Instituto Olga Kos, que também apresenta Cotidiano singular, mostra que pretende trazer a experiência das oficinas de inclusão e arte do Instituto, recriando parte do ambiente e trazendo as produções baseadas nas obras de João e Thomaz Farkas.

Sobre o fotógrafo

João Farkas (São Paulo, SP, 1955). Formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo e continuou sua formação como fotógrafo em Nova York no ICP (International Center of Photography) e na School of Visual Arts. Ainda em Nova York, trabalhou como correspondente fotográfico para as revistas Veja e Isto É e fez parte da equipe de reportagem da Rede Globo de Televisão. Foi editor de fotografia da revista Isto É entre 1981 e 1985. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas Horizontes (Museu de Arte de São Paulo, 1979), Histórias mestiças (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2014), A cor do Brasil (Museu de Arte do Rio – MAR) e Brazil Land & Soul (Casa do Brasil, Bruxelas, 2019). Possui obras em acervos, museus e coleções particulares, entre elas o ICP – International Center of Photography (Nova York) e o MASP.

Galeria de Fotos