handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Estudos fotográficos: 70 anos de memória

Essa exposição integra o FOTO MIS 2019, projeto anual do MIS que dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. Clique aqui para saber mais!

Em 1949, a exposição Estudos fotográficos, de Thomaz Farkas, foi considerada um marco da fotografia moderna, por ser a primeira exposição de fotografia em uma instituição brasileira e por buscar mostrar novas configurações de expografia. Setenta anos depois, a exposição será revisitada para rememorar esse marco e exaltar a arte de um fotógrafo que impregna a estética da fotografia moderna de um olhar poético sobre o cotidiano do outro.

Realizada em meados de 1949, Estudos fotográficos foi montada em uma das salas do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), em sua sede na rua Sete de Abril, e marcou o ingresso da fotografia, nos museus de arte no Brasil, enquanto manifestação artística. A mostra apresentava um conjunto de obras extremamente experimentais e pessoais do jovem fotógrafo de 25 anos. Ali estava reunida uma parte muito significativa das grandes imagens que marcariam a obra do fotógrafo. Agora, comemoram-se os 70 anos do evento, não exatamente com a expografia do MAM, mas com o mesmo conteúdo.

A exposição de Thomaz Farkas é realizada em parceria com o Instituto Olga Kos, que também apresenta Cotidiano singular, mostra que pretende trazer a experiência das oficinas de inclusão e arte do Instituto, recriando parte do ambiente e trazendo as produções baseadas nas obras de João e Thomaz Farkas.

Sobre o fotógrafo

Thomaz Farkas (Hungria, 17 de setembro de 1924 – São Paulo, 26 de março de 2011). Fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema, Thomaz Farkas é reconhecido pela sua produção fotográfica, tendo realizado exposições nos mais importantes centros culturais e museus do Brasil e do exterior. Ao lado de fotógrafos como German Lorca, Geraldo de Barros, José Medeiros e Marcel Gautherot, Thomaz é um dos principais expoentes da fotografia moderna no Brasil.

Galeria de Fotos