Secretaria da Cultura

Programação


Ilustrando textos 03: Redação do livro ilustrado

O curso possui como objetivo o aprimoramento da produção de texto no livro ilustrado, propondo reflexões sobre sua forma, estrutura e especificidades no diálogo com a imagem. As aulas serão orientadas a alunos que buscam desenvolver textos ficcionais em formatos com alta carga imagética, como livros artesanais de artista ou livros infantis visuais.

Serão ministradas tanto aulas práticas (resolução de exercícios criativos) quanto teóricas (análise de contos curtos e poemas). 

Sobre as professoras
Janaina Tokitaka é autora e ilustradora de livros infantis e juvenis, enfatizando em sua obra a ligação entre poesia e imagem e o reconto de narrativas tradicionais. Ministrou oficinas e palestras sobre o tema em eventos literários tais quais Feira do Livro de Porto Alegre, Felit de Santo André e Bienal do Livro de Rio Preto, entre outras. Ministrou cursos livres sobre ilustração e sua ligação com o texto literário em instituições como Escola do MASP, Centro Cultural Vergueiro, Museu Lasar Segall e ECA-USP. Foi autora convidada da Flipinha edição 2012. É mestranda em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. 
 
Ana Cândida de Avelar é doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e mestre em Literatura Brasileira pela mesma universidade. Foi assistente de curadoria do Centro Universitário Maria Antonia, em 2012, e colaboradora da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais, em 2011.

Inscrições encerradas

Realização

  • Museu da Imagem e do Som