handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

Programação em

FILMES
OFICINAS E PALESTRAS
Vídeo de Bolso com Celular

[Oficina]

Nessa Oficina os participantes irão realizar curtas-metragens usando o próprio celular como câmera! Os participantes assistem alguns curtas brasileiros e aprendem sobre a incrível linguagem do cinema. Em pequenos grupos escrevem os roteiros. Com os roteiros aprovados começam as etapas de; produção, filmagem e edição dos filmes! No final da Oficina os trabalhos realizados e finalizados serão exibidos na tela grande e compartilhados pelos celulares!

Nano-Metragem: vídeos de curtíssima duração

[Oficina]

Como contar uma história de modo impactante, com pouca grana e em menos de 1 minuto?

A oficina apresenta aos participantes os segredos da realização de vídeos de curtíssima duração.

Prática, experimental e lúdica, a oficina pretende instrumentalizar os participantes para as etapas da criação audiovisual de vídeos, utilizando câmeras simples e muito improviso criativo. O encontro é uma panorama das etapas de roteirização, filmagem e pós produção (em software livre de edição para smartphone) – também com pequenas imersões históricas e dialógicas com referências de diferentes contextos de vídeos de até 1 minuto.

Em formato de laboratório, os participantes irão se agrupar em torno de um projeto de vídeo de até 1 minuto, a ser realizado em todas as suas etapas. Sendo assim, os processos poderão acontecer de modo simultâneo e/ou de maneira independente, sempre com a tutoria do orientador.

Gabinete de Curiosidades - Oficina de ilusão de ótica

[Oficina]

Nessa Oficina os participantes irão construir aparelhos de ilusão de óptica; a câmara escura (primeira câmera fotográfica!), os óculos 3D, a pirâmide de visualização da holografia e testarão esses aparelhos usando aplicativos nos seus celulares! Além desses aparelhos os participantes terão a possibilidade de experimentar outras experiências de ilusão de óptica fascinantes com fotografia, dobradura de papel e desenho!

Fotografia de autor: entre documentos e arte nos museus

[Palestra]

O objetivo desta oficina é apresentar uma introdução sobre estrutura narrativa de obras audiovisuais – os principais elementos de uma história e as técnicas utilizadas para organizá-los. Ao final, os participantes conhecerão os princípios que guiam a criação de filmes envolventes e significativos. Todas as histórias contadas com imagens e sons têm uma estrutura narrativa que pretende nos envolver, nos levar e emocionar de alguma forma – no cinema, na televisão e até em vídeos simples feitos para internet. São técnicas muito antigas que vêm das tradições orais, da literatura, do teatro, e nos acompanham há séculos. Elas vão mudando conforme os costumes da época, mas a essência continua igual através das gerações. Os realizadores podem usá-las de forma consciente ou não, os espectadores podem nunca percebê-las claramente, mas todos somos influenciados.

AGENDA

Hortolândia: 13/03 | 19h - 22h

Americana: 14/03 | 14h - 17h

Cosmópolis: 14/03 | 19h - 22h

Nova Odessa: 15/03 | 14h - 17h

 

 

O Poder da Imagem

[Oficina]

A Oficina consiste em ensinar os conceitos técnicos básicos da Fotografia e utilizá-la como forma de expressão artística, fazendo um exercício de reflexão sobre a inclusão dos alunos na sociedade, na família e seus papéis sociais e históricos, demonstrando o poder que uma imagem tem de transmitir uma mensagem na sociedade atual.

Fotografia documental: A arte de narrar memórias

[Palestra]

Com o objetivo de discutir conceitos e aplicabilidade da fotografia documental e seu papel na conservação das memórias. Discussões sobre linguagem visual, leitura de imagens, narrativa, poética e valorização das memórias como patrimônio pessoal.

Oficina livre de dublagem

[Oficina]

A oficina livre de dublagem irá explorar de maneira descontraída a arte de dublar cenas e personagens. Primeiro serão análisados os diversos empregos dessa técnica na TV e no Cinema, a história da dublagem e sua evolução. Em seguida os participantes irão interpretar sequencias, inserindo nelas suas vozes e criando efeitos sonoros, usando recursos digitais. Serão apresentadas práticas vocais, captação de áudio, edição de áudio e vídeo e sincronização de som e imagem. Para isso serão aplicadas soluções de baixíssimo orçamento e o uso de programas gratuitos.

AGENDA ABRIL

Marília: 15/04 | 18h - 22h

Pompeia: 16/04 | 12h30 - 16h30

Garça: 16/04 | 18h - 22h

Paraguaçu Paulista: 17/04 | 13h - 17h

Pedrinhas Paulista: 18/04 | 8h - 12h