handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

No dia 13 de agosto, quando se comemora o aniversário de Alfred Hitchcock (1899 -1980), o MIS homenageia o cineasta com um evento especial. Na data, será lançado o primeiro volume da coleção ÚNICA – Estudos Hitchcockianos, uma série de livros com artigos inéditos escritos por pesquisadores brasileiros das mais diversas áreas, seguido de debate. Completa o evento a exibição do filme Disque M para matar, de 1954, estrelado por Ray Milland, Grace Kelly e Robert Cummings, em sua versão em 3D, como foi originalmente concebido por Alfred Hitchcock.

ÚNICA – Estudos Hitchcockianos é a primeira publicação nacional dedicada exclusivamente a abordar aspectos da obra do cineasta conhecido como Mestre do Suspense. Organizado por Carlos Primati e Beatriz Saldanha, especialistas no estudo da filmografia do diretor, o livro conta com sete artigos das mais diversas áreas do conhecimento, passando por História, Jornalismo, Literatura e Psicologia. Os artigos são de autoria de Letícia Magalhães, Alcebiades Diniz Miguel, Tiago Lima, Fabrício Basílio, Rúbia Basílio, Rodolfo Stancki, Adriano Messias e Carolina Vanso França. O lançamento conta com a presença dos organizadores da publicação e alguns dos autores do primeiro volume, que realizam um breve bate-papo aberto ao público. O livro foi editado pela Clepsidra, uma nova editora paulistana que está se especializando em edições especiais para colecionadores e abrindo espaço para autores brasileiros. A capa é de autoria do artista gráfico Cristiano Siqueira, baseado em um fotografa do filme Psicose.

Disque M para matar/Dial M for murder (Dir. Alfred Hitchcock, EUA, 1954, 105’, suspense)

Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos, mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.

Até o dia 21 de outubro o MIS exibe a exposição Hitchcock – bastidores do suspense. Na data do evento, a exposição está fechada para manutenção.

 

Galeria de Fotos