handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

No dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, o MIS recebe o lançamento de O Judoka, de FHAF. O livro resgata toda a obra do desenhista e roteirista Floriano Hermeto de Almeida Filho, um dos maiores quadrinistas brasileiros.

Em maio de 1970 foi lançada a sétima aventura em quadrinhos do Judoka, personagem publicado mensalmente pela revista de mesmo nome, editada pela Editora Brasil-América (Ebal). A história, intitulada A caçada, era a primeira escrita e desenhada por um profissional desconhecido até então: Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF. E ela causou um enorme frisson no mercado: Floriano Hermeto realizou mudanças importantes no personagem, dando mais consistência ao roteiro, além de fazer uma brilhante releitura da estrutura visual de suas histórias. Com o seu traço arrojado e inovador, que lembrava o estilo moderno de desenhistas internacionais como Jim Steranko, Guido Crepax e Enric Sió, O Judoka alcançou um patamar jamais imaginado pela Ebal.

Engenheiro civil sanitarista, Floriano trabalhava na construção do Metrô carioca nessa época. Queria fazer quadrinhos no Brasil, mas um emprego que lhe dava segurança econômica falou mais alto e ele produziu apenas cinco histórias em dois anos de atividades. Mesmo assim, seu traço inconfundível acabou entrando para a História dos quadrinhos no Brasil como um dos melhores desenhistas e roteiristas do Brasil. E um grande influenciador para aqueles que queriam trilhar o caminho dos quadrinhos no Brasil.

Sobre o livro
Editado e organizado pelo jornalista Francisco Ucha, o livro faz uma homenagem ao quadrinista Floriano Hermeto e traz, em suas 192 páginas, a republicação de suas cinco histórias clássicas de O Judoka , verdadeiras obras primas que foram lançadas originalmente entre maio de 1970 e abril de 1972. A publicação também conta com vários conteúdos importantes: além de entrevistar Floriano Hermeto e de publicar um panorama histórico da época, a obra traz histórias em quadrinhos inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal, e que jamais foram publicadas: são seis páginas com uma nova aventura do Judoka; duas páginas de Zorro (The Lone Ranger) e sete páginas com uma aventura sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.

Capa criada por Francisco Ucha e Toni Rodrigues
Desenho da capa por Toni Rodrigues sobre arte de Floriano Hermeto
Revisão de texto do jornalista Marcos Eduardo Massolini

Galeria de Fotos