handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

A história do microfone Unidyne Série 55, por Cesar Portela

O MIS receberá a doação de um microfone Unidyne Série 55, restaurado por Cesar Portela.

 

Em 1925 o Sr. Sidney N. Shure fundou a Shure Bros. Incorporated, hoje simplesmente “Shure”. O que ele não sabia é que um produto chamado Unidyne Model 55 seria o microfone mais reconhecido do mundo. Como resultado do brilhante trabalho do engenheiro Benjamin Bauer, foi lançado ao mercado um novo microfone que trazia inovações significativas para aquela época (1939). Essas inovações solucionavam problemas frequentes em aplicações de shows ao vivo, programas de rádio com plateia e uso em sistemas de anúncio.

O microfone dispunha de um sistema acústico proprietário chamado “Uniphase”, que reduzia a microfonia por meio de cancelamento acústico dentro do transdutor. Também contava com um sistema de amortecimento interno para reduzir os ruídos provocados por acoplamento mecânico. Ambos problemas comuns para microfones de fita. Somado a estas inovações, o Unidyne foi equipado com um transdutor de bobina móvel montada em um domo de alumínio extremamente fino que garantiria uma grande sensibilidade acústica e boa extensão na resposta de frequência da cápsula.

Logo após o lançamento em 1939, o Unidyne começou a reunir uma legião de admiradores; tanto profissionais e artistas, quanto entusiastas. Nos anos 40 um dos artistas mais famosos do mundo encontrou o microfone mais reconhecido da história. Sim, estou falando do Rei do Rock, Elvis Presley. A imagem desses dois ícones está eternizada na memória da música em todo planeta. Curiosamente, embora seja comum em fotos onde o Elvis aparece cantando com este microfone, o Unidyne não era usado para gravações de discos e sim para apresentações ao vivo, isso em meados das décadas de 40 e 50. Outro fato interessante é que o USPS, o “Correio Americano”, lançou em 1994, uma série de selos postais com grandes cantores americanos usando o modelo 55.