handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

O cinema de Quentin Tarantino | Presencial

INSCREVA-SE

O objetivo do curso é fazer um panorama completo da arte e do estilo do talentoso diretor Quentin Tarantino, que completa 60 anos de vida em abril de 2023, abrangendo suas influências e incontáveis referências. A proposta é estudar as principais cenas dos filmes a partir da técnica narrativa e do domínio de cena.  

Tarantino utiliza de forma genial a técnica de desconectar os diálogos das imagens, de modo que os personagens muitas vezes estão preparando um assassinato, mas os diálogos tratam de coisas como massagens nos pés, poderes dos super-heróis ou apelidos dados aos nazistas. Isso provoca um atrito entre som e imagem, já que os diálogos são interessantes e muitas vezes divertidos, enquanto são vistas imagens tensas. Mesmo nos momentos mais engraçados dessa mistura inusitada, a cena mantém um suspense de tirar o fôlego. 

O curso procura mostrar como isso funciona desde o roteiro, bem como as dezenas de influências no cinema de Tarantino, como mangás, filmes de máfia japoneses, westerns italianos, Nouvelle Vague, filmes B, quadrinhos e um amplo leque de cultura pop. Além, claro, da influência maior: o cinema de Alfred Hitchcock. É dividido em dois módulos, sendo o primeiro mais focado no estilo narrativo e o segundo na busca por renovação desse estilo. 
 
Módulo I – O domínio da técnica narrativa com violência e humor 
Aula 1 | O começo da carreira e os primeiros roteiros e a estreia de “Cães de aluguel”. A narrativa repleta de referências da cultura pop, a influência de Godard. 

Aula 2 | Estudo de construção de cenas de “Pulp Fiction”. O domínio do espectador, as citações e referências a filmes clássicos. O atrito entre som e imagem. 

Aula 3 | O episódio de “Grande hotel”; no roteiro de “Um drink no inferno”, o diretor Robert Rodriguez divide o filme em duas partes e dirige a primeira à maneira de Tarantino.“Jackie Brown”, sua primeira adaptação literária. 

Aula 4 | Um estudo sobre “Kill Bill 1” e “Kill Bill 2”. Dois filmes diferentes ou um só? As diferenças entre os dois, as técnicas usadas em cada um. 

Aula 5 | Participação em outros roteiros e episódios das séries “Plantão médico” e “C.S.I.”.  

Módulo II – A busca por novo estilo e a paixão pelos faroestes 
Aula 1 | “À Prova de morte”, a primeira vez em que Tarantino também é diretor de fotografia, uma homenagem aos filmes de perseguição de carros e aos dublês. Estudo da cena de “Sin City” dirigida por Tarantino no filme de Robert Rodriguez, que o ensina a usar as técnicas digitais. 

Aula 2 | “Bastardos inglórios”, o filme de guerra com muitos elementos de faroestes, levado em tom de humor, mas com uma dura crítica ao nazismo. Estudo do uso das trilhas sonoras na obra de Tarantino. 

Aula 3 | “Django livre”: depois de “Kill Bill 2” Tarantino escancara a admiração pelos faroestes. Em “Os oito odiados”, Tarantino muda de gênero. Desta vez o western é cenário para um filme de mistério. 

Aula 4 | “Era uma vez em Hollywood”, homenagem ao cinema, profissionais à margem do grande sistema de produção. O filme dentro do filme. A relação deste filme com os anteriores do diretor. 

Aula 5 | Balanço geral da carreira e da evolução das técnicas. 

  • Sobre o professor Marcelo Lyraadd

    Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e eventualmente assinava a coluna de Filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e outros. Atualmente escreve para o jornal Valor Econômico, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como o Museu da Imagem e do Som e Espaço Itaú de Cinema. Cursou, como convidado, as cadeiras de roteiro, edição e crítica de cinema na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP. É autor do livro “Cinema como razão de viver”, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais como o de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, curtas de São Paulo e outros. Em 1993 foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP