handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Escrita Criativa – Criando Histórias a partir da Memória

INSCREVA-SE

Com base no curso “Escrita criativa – Escrevendo melhor o seu texto” e “Escrita criativa II – Desenvolvendo histórias”, o MIS traz uma nova proposta que reúne conceitos de ambos os módulos para ajudar você a tornar os seus textos mais criativos, envolventes e, ainda, a aprender recursos para criar histórias a partir de suas memórias e experiências.
A escrita e a interpretação de texto são ferramentas necessárias em qualquer área do conhecimento. Saber se expressar pelo texto pode ser algo decisivo na hora de compartilhar ou apresentar uma ideia. O texto também pode ser utilizado como forma de expressão e arte para quem precisa aprender a transformar em palavras a sua percepção de mundo, aliviando a tensão do cotidiano.
O curso aborda a interpretação de uma forma ampla, levando em consideração várias linguagens, usando recursos como vídeos, curtas-metragens, tirinhas, textos, atividades e experiências dos alunos para que possam ser transformados em debates e produção textual. Antes mesmo de escrever, é necessário aguçar a maneira de como interpretamos o mundo à nossa volta. Afinal, qual narrativa cada um traz consigo?
Todas as aulas terão exercícios baseados no conteúdo e são voltadas para aqueles que têm curiosidade para começar a escrever além do que se pede na escola ou no cotidiano de seu trabalho, para adolescentes e adultos que queiram desenvolver a sua escrita e para educadores e pais que tenham interesse em auxiliar jovens a se expressar melhor pela escrita.

Aula 1 | A linguagem e a necessidade de contar histórias.
Aula 2 | Elementos da narrativa e a memória.
Aula 3 | Memória, percepções e sentidos.
Aula 4 | Construindo espaço, tempo e desfecho.
Aula 5 | Criando personagens.
Aula 6 | Dúvidas sobre texto, edição e planejamento de uma narrativa.

  • Sobre o professor Diego Andradeadd

    Diego Andrade é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará, em 2008. Atuou como repórter do jornal Diário do Pará, onde coordenou a redação por dois anos. Atuou como repórter do Governo do Estado do Pará por quatro anos, quando conquistou o prêmio de 2º melhor reportagem web na 4ª edição do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. Foi assessor de imprensa em agências de comunicação no Pará e em São Paulo. Atualmente é redator da Ketchum, multinacional de marketing.   

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa