handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

A história do cinema de horror – 4 módulos

INSCREVA-SE

A trajetória do horror nas telas, desde as primeiras experiências visuais de pioneiros do cinema, como os Irmãos Lumière e Georges Méliès, até os mestres contemporâneos, como Jordan Peele, Ari Aster e Robert Eggers, é a proposta deste panorama do gênero, que passa por todos os períodos em mais de um século de produção audiovisual ininterrupta. O curso é apresentado cronologicamente em quatro módulos independentes, contextualizando a produção de horror de cada período conforme o ambiente histórico e sociopolítico da época, demonstrando a capacidade do gênero em captar os temores, anseios e preocupações de cada geração e transformar em narrativas fantásticas que dialogam de maneira metafórica, simbólica ou explícita com estas questões. 

Módulo 1 – Expressionismo alemão e o ciclo de monstros: 1920-1950 

As primeiras sombras do horror nas telas, a revolução estética do Expressionismo alemão e o ciclo de monstros clássicos do estúdio Universal (e outros). Morbidez e sexualidade reprimida no cinema de Val Lewton e as paranoias da era nuclear nos filmes de monstros gigantes. 

Aula 1 | As origens do horror nas telas: de Georges Méliès a Caligari, Nosferatu e outros monstros 

Aula 2 | Os monstros da Universal (e outros estúdios): Drácula, Frankenstein, múmia, lobisomem etc. 

Aula 3 | O medo chega à fase adulta: o horror sugerido de Val Lewton e seus monstros psicológicos 

Aula 4 | Temores da guerra nuclear: Godzilla e outros monstros gerados pela era atômica 

Módulo 2 – O surgimento do horror moderno e sua internacionalização: 1960-1970 

O ciclo de refilmagens a cores – com intensas doses de violência e erotismo – das produções inglesas da Hammer. A ruptura do horror clássico de Psicose e suas consequências imediatas. A internacionalização do gênero e as produções setentistas que apontam para o fim do mundo. 

Aula 1 | Os monstros da Hammer: horror inglês em vermelho vivo com Frankenstein, Drácula etc. 

Aula 2 | O horror moderno: Psicose, A tortura do medo, Os inocentes, Baby Jane e outros 

Aula 3 | O medo ao redor do mundo: Japão, Itália, Espanha, México, Argentina, Brasil etc. 

Aula 4 | Esperando o fim do mundo: O bebê de Rosemary, A noite dos mortos-vivos, O exorcista 

Módulo 3 – Nova Hollywood, horror pop e as superproduções: 1970-1990 

O horror como linguagem revolucionária nos primeiros passos da Nova Hollywood e em grandes produções americanas. O surgimento dos “maestros” do horror italiano e a consolidação do gênero como fenômeno pop nos anos oitenta e sua consagração popular na década seguinte. 

Aula 1 | O horror da Nova Hollywood: de Bogdanovich e Spielberg a Hopper e Carpenter 

Aula 2 | Morrendo jovem: vampiros, zumbis, psicopatas e outros monstros “pop” oitentistas 

Aula 3 | O horror volta ao mainstream: O silêncio dos inocentes, Drácula, Se7en e outros 

Aula 4 | A retomada do medo: Pânico e o fenômeno do novo cinema de terror adolescente 

Módulo 4 — O horror contemporâneo: 2000-2010 

A ascensão do horror nas duas últimas décadas, impulsionado pela popularização dos filmes asiáticos de fantasmas e suas refilmagens ocidentais. O horror extremo no qual a morte não é mais a pior das ameaças, e o sangue novo dos atuais mestres de um gênero imortal. 

Aula 1 | Voltando do além: O chamado, O grito, A herança e outros fantasmas orientais 

Aula 2 | Pior do que a morte: o “torture porn” de Jogos mortais e o horror extremo francês 

Aula 3 | A superprodução de horror nos universos compartilhados: Invocação do mal e Annabelle. 

Aula 4 | Os novos mestres do horror: Ari Aster, Robert Eggers, Jordan Peele, Osgood Perkins etc. 

  • Sobre o professor Carlos Primatiadd

    Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive a cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa