handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

História Social da Arte: Renascimento

INSCREVA-SE

O curso aborda a história social da arte e da cultura no Renascimento europeu, do impacto do desenvolvimento da tinta a óleo no mundo flamengo e do naturalismo pictórico do Quattrocento, passando pelo Classicismo do final do século XV e finalizando com a desintegração da Renascença com o Maneirismo. 

Aula 1 | Historiografia do Renascimento e Individuação - A aula aborda a possibilidade de realizarmos uma imersão no mundo do Renascimento por meio do material historiográfico coetâneo ao mundo analisado. Por consequência, trabalha a noção de individualidade artística e introduz o aluno na cultura dos séculos XV e XVI. 

Aula 2 | O Naturalismo flamengo e a pintura italiana - A aula aborda a descoberta do óleo no mundo flamengo por Jan van Eyck e sua escola, passando pelo tema da representação fidedigna das formas anatômicas, que chamaremos de naturalismo renascentista. Também apresenta a figura de Antonello da Messina e sua importância ao mundo do primeiro renascimento italiano. 

Aula 3 | Classicismo da Alta Renascença - A aula aborda a importância dos literati no conjunto ideológico-pictórico dos classicistas, especialmente nas obras do jovem Michelangelo, de Rafael e de Leonardo. Também apresenta a ruptura existente na nova relação mestre e aprendiz imposta pelo desenvolvimento da individualidade artística, o que modifica o estatuto social do artista. 

Aula 4 | Maneirismo e a crise da Renascença - A aula aborda a crise do Renascimento diante das guerras religiosas e o modo como a individualidade artística fez nascer o maneirismo, o primeiro movimento artístico que buscou superar na pintura a imitação da natureza. 

  • Sobre o professor: Claudinei Cássio de Rezende add

    Claudinei Cássio de Rezende é professor de História da Arte na PUC-SP. É doutor e mestre em Ciências Sociais pela Unesp (Fapesp), bacharel e licenciado em Ciências Sociais e licenciado, especialista e pós-doutor em História. Possui um livro publicado pela Editora Unesp, escolhido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unesp. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa