handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

O cinema de Kleber Mendonça Filho

INSCREVA-SE

O curso vai além de uma análise do último filme que Kleber Mendonça Filho codirigiu, o já clássico Bacurau (2019). O longa que tem Lunga como anti-herói é o ápice de uma carreira que tem em, quase 30 anos, um forte diálogo com a história do Brasil e, sobretudo, com a história do cinema. Este curso busca, portanto, falar dos mais de dez filmes do diretor, entre curtas e longas, e colocá-los em conversas com outras obras, mundo afora. 

De John Carpenter a Roman Polanski, de Dario Argento a Guimarães Rosa, passando por Lampião, Geraldo Vandré e referências russas, o curso se propõe a fazer os filmes de Kleber Mendonça Filho transcenderem as próprias exibições e nos falarem um pouco mais sobre Brasis, sobre Cinemas. 

Aula 1 | “Enjaulado” (1997), “Menina do algodão” (2002), “Vinil verde” (2004), “Crítico” (2008): o diálogo com o horror e a consolidação de KMF como crítico. 

Aula 2 | “Eletrodoméstica” (2005), “Noite de sexta manhã de sábado “(2007) e “Recife frio” (2009): a formação de um curta-metragista versátil. 

Aula 3 | “O som ao redor” (2012), “A Copa do Mundo no Recife” (2015) e “Aquarius” (2016): o Brasil a partir de Recife. 

Aula 4 | “Bacurau” (2019): a trilogia da vingança, o nordestern e o diálogo com a história de cinemas pops, no Brasil e no mundo. 

  • Sobre o professor Leandro Afonso add

    Leandro Afonso é professor, pesquisador e cienasta. Graduado em Comunicação (UESC), mestre e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), diretor dos curtas “Nunca mais vou filmar” (2012), “Lara” (2013), “Habeas corpus” (2014), “Argentina, me desculpe” (2015) e “Toda sombra parece viva” (2019). É redator da Revista Rocinante e oficineiro e palestrante dos Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som). Atualmente, ensina Direção na Academia Internacional de Cinema (AIC) e no Instituto de Cinema (InC), ambos em São Paulo. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa