handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

Desafio de videoclipes com Couple of things | Presencial

INSCREVA-SE

Nesta atividade, o Couple of things ensina e orienta como realizar um videoclipe em plano sequência com baixo custo. Acostumados a filmar clipes sem orçamento e contra o relógio, o duo apresenta sua metodologia de criação de clipes para instruir e incentivar novos realizadores a filmar seus clipes com os recursos disponíveis. Além de estimular a produção de clipes, a atividade também busca dar autoconfiança e autonomia a novos profissionais do audiovisual para que desmistifiquem a experiência de filmagem e se entreguem à construção de suas jornadas como artistas. 

A atividade é dividida em uma primeira parte teórica para instruir os conhecimentos e procedimentos básicos de realização de um videoclipe e em uma segunda parte prática de orientação e mentoria aos alunos na realização de seus próprios clipes. Com o formato de desafio contra o tempo, a atividade busca introduzir mais tensão e energia para que a experiência de criar e filmar tenha mais intensidade e senso de colaboração mútua entre os integrantes. 

Mecânica do desafio 

Após as aulas teóricas no auditório, o grupo de 20 alunos será dividido em quatro grupos de cinco pessoas. Dentro de cada grupo, cada pessoa assume a responsabilidade por uma função: direção, roteiro, produção, direção de arte e câmera. Apesar de cada pessoa ter sua função, todos são corresponsáveis e devem cooperar para a realização de seus clipes. 

Para participar do desafio, quatro artistas serão convidados para ceder suas canções e participar das gravações do clipe. Portanto, com a divisão das equipes, haverá o sorteio para definir qual equipe gravará com qual artista. 

Com a canção e artista definidos, cada equipe deve criar sua ideia e desenvolver seu roteiro, orientados pelo Couple of things. Após validação do roteiro por parte do Couple of things e do artista, as equipes partem para as etapas de pré-produção seguintes: definição da abordagem e linguagem do clipe, decupagem e elaboração do plano de filmagem. 

Somente após conclusão dessas etapas as equipes estão liberadas para produzir e filmar seus clipes. Durante a produção e gravação dos clipes, as equipes ficam livres para trabalhar como quiserem e podem buscar orientação do Couple of Things sempre que precisarem. A ideia do desafio também é mostrar aos alunos que é possível usar as ferramentas do dia a dia para produzir e criar videoclipes. Dicas de soluções simples e descomplicadas estarão sempre nas orientações. 

Após gravarem seus clipes, as equipes voltam para o auditório e devem finalizar seus vídeos. Como todos os clipes deverão ser filmados em plano sequência, não haverá montagem. Apenas finalização com lettering e correção de cor. Às 19h, todos os clipes devem estar prontos. Às 20h, acontece a apresentação dos clipes para toda a turma e convidados, seguida de uma avaliação geral e entrega de certificados. 

  • Sobre o Couple of thingsadd

    Couple of things é o duo de filmmakers formado por Diana Boccara e Leo Longo. Autores das séries “A volta ao mundo em 80 videoclipes” (Globoplay/Canal BIS), “What If Collab” (Amazon Prime Video), entre outras, já realizaram videoclipes em mais de 30 países. No Brasil, filmaram com nomes como Alceu Valença, Rico Dalasam, Frejat, Tuyo e Pato Fu. Suas histórias já foram contadas em festivais de criatividade e inovação como TEDx SãoPaulo e SXSW, em Austin (EUA). 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP