handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

História do cinema brasileiro: do moderno ao contemporâneo, dos anos 1970 ao presente

INSCREVA-SE

A proposta do curso é fornecer um olhar panorâmico sobre a produção cinematográfica brasileira a partir da década de 1970 até os dias atuais. É proposto um percurso que contempla de forma geral as transformações e permanências que marcaram o cinema nacional desde o regime militar (1964-1985). De um ponto de vista temático e formal, é possível observar uma série de questões que atravessam a produção das últimas décadas e que marcam uma maior proximidade ou um maior distanciamento em relação ao chamado “cinema brasileiro moderno” que emergiu em meados dos anos 1950. Em paralelo, esse período foi marcado pela emergência, refluxo e retomada de um sistema de fomento à produção nacional, com base na ação estatal, constituída em torno de órgãos como a Embrafilme (1969-1990) e a Ancine (criada em 2001). Desta forma, a produção brasileira será percorrida de forma cronológica, com o objetivo de demarcar o diálogo da produção nacional com outros aspectos da história do país, como o regime militar, a redemocratização e o processo político da Nova República. Por outro lado, trata-se de indicar a especificidade do campo cinematográfico e de suas questões próprias, que levaram a diferentes propostas de formalização fílmica que marcaram a produção nacional nas últimas décadas. 

Aula 1 | Anos 1970: Estado, mercado e lutas culturais 

Aula 2 | Anos 1980: Abertura política e colapso da produção 

Aula 3 | Anos 1990: A Retomada do cinema brasileiro 

Aula 4 | Anos 2000: Representações sociais da Retomada ao pós-Retomada 

Aula 5 | Anos 2010: Estética e política no início do século 21 

Aula 6 | Anos 2020: Cinema e sociedade no Brasil do tempo presente 

  • Sobre o professor Luiz Anconaadd

    Luiz Ancona é graduado em História e mestre em História Social pela USP, onde atualmente é doutorando. Possui experiência em história da cultura, especialmente nos seguintes temas: história do cinema, cinema moderno, modernismo brasileiro, crítica de cinema e censura. 

  • Sobre o professor Victor Santos Vigneronadd

    Victor Santos Vigneron é professor, mestre em História Social pela USP, onde atualmente prepara sua pesquisa de doutorado. É especialista na trajetória do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes entre os anos 1950 e 1970. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP