handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Introdução à crítica de cinema - 2 módulos

INSCREVA-SE

Dividido em dois módulos independentes – um focado no conceito e formação da crítica, e outro no estudo de textos críticos e nas opções de abordagem –, este curso destina-se a estudantes de comunicação, vídeo e cinéfilos em geral. Tem como proposta estudar as diferentes técnicas usadas por alguns dos principais críticos de cinema na abordagem de um filme e as inúmeras possibilidades de diálogo diante de uma obra. Apresenta a evolução dos textos sobre cinema ao longo das últimas décadas e a evolução da própria linguagem cinematográfica, além de comparar textos de diferentes críticos sobre um mesmo filme, preferencialmente um que ama e outro que odeia, de modo a entender os fatores que influenciam na apreciação fílmica.

Módulo I – A importância do crítico na formação do público

Aula 1 | O que olhar num filme? O conceito de crítica e suas mudanças ao longo dos anos. Diferença entre comentário, resenha, crítica e ensaio. O preconceito do crítico e o resultado nos textos.

Aula 2 | Panorama geral da evolução das técnicas narrativas. As revoluções causadas por filmes e movimentos cinematográficos como Nouvelle Vague e Expressionismo.

Aula 3 | A relação entre críticos e diretores. As armadilhas à espera do crítico. Grandes erros e acertos da crítica de cinema. A crítica é um reflexo de quem escreve.

Aula 4 | Estudo de textos. Análise de pequenos trechos de filmes a partir de textos dos críticos mais importantes da atualidade. A importância do pensamento crítico na formação de público para o cinema.

Módulo II – Erros e acertos da crítica: preconceitos prejudicam a análise

Aula 1 | Estudo comparativo de críticas, a evolução das técnicas de análise. O estranhamento diante do novo. Diferenças básicas entre o crítico que prefere ser guia de consumo e o que busca a reflexão que dialoga com o filme.

Aula 2 | Estudo de textos. Um mesmo filme, olhares diferentes: análise comparativa de dois críticos para o mesmo filme, um contra e um a favor. Como o olhar do crítico pode iluminar ou distorcer uma obra.

Aula 3 | A crítica de cinema. O crítico de cinema no Brasil, o contato com diretores. Estudo de casos, a recepção de filmes como “O pagador de promessas” e “Cidade de Deus”.

Aula 4 | A crítica de cinema moderna. Os novos rumos a partir da popularização da internet e a redução do espaço crítico na mídia. A proximidade com os leitores nos comentários imediatos. A criação de blogs e sites cinematográficos. Influenciadores digitais e youtubers, o crítico e o guia de consumo. Vantagens e armadilhas que isso oferece.

  • Sobre o professor Marcelo Lyraadd

    Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989 e cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP). Passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e, eventualmente, assinava a coluna de filmes na TV. Foi repórter do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e jornal Valor Econômico, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em instituições como o Museu da Imagem e do Som e o Espaço Itaú de Cinema. É autor do livro Cinema como razão de viver, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais, como o Festival de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993, foi vencedor do prêmio ABIC de melhor reportagem.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa