handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

Documentos visuais: perspectivas de tratamento

INSCREVA-SE

O objetivo do curso é introduzir as questões que envolvem o tratamento de fotografias, discorrendo sobre suas particularidades enquanto documento imagético e como portador de informação de maneira ampla. Seus exemplares estão presentes em coleções de museus, em bibliotecas e arquivos, portanto é fundamental abordar as questões ligadas à organização, tratamento da informação e conservação presentes nessas instituições, discorrendo sobre as metodologias de organização como elementos fundamentais para identificação, descrição e disponibilização dos registros. Serão abordados também a dimensão da fotografia e da representação, com relação à descrição do conteúdo da imagem e sua análise tipológica. A fotografia será apresentada enquanto objeto de estudo multidisciplinar e serão oferecidos ao participante instrumentos básicos para reflexão sobre seu processamento. 

As aulas serão expositivas, com análise de textos, conteúdos teóricos e análise de documentos de natureza arquivística, biblioteconômica e museológica, bem como de instrumentos de difusão presentes em sites de instituições de custódia: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória. 

Aula 1 | Fotografia: do documento à arte, uma introdução. 

Aula 2 | A presença da fotografia em instituições custodiadoras de acervos: princípios e especificidades 

Aula 3 | A descrição da imagem fotográfica e análise tipológica 

Aula 4 | O objeto fotográfico e princípios da preservação 

Aula 5 | Conclusão, estudo de caso e atividade de fechamento com os alunos 

  • Sobre a professora Maria Talib Assadadd

    Maria Talib Assad é mestre em ciência da informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e especialização em gestão arquivística pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP). Cursou introdução à política e ao tratamento dos arquivos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi técnica em catalogação na Cinemateca Brasileira (2011 a 2013) e coordenou projeto de inventário de documentos fílmicos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2013). Trabalhou em projetos de catalogação e tratamento de acervos de instituições culturais e em projetos de memória em instituições privadas. Atua desde 2014 como analista de documentação no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas do Instituto Butantan. Tem interesse nas áreas de organização e preservação de acervos, arquivologia, história, acervos fotográficos e audiovisuais, gestão documental e bens culturais. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP