handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

História social da arte: Neoclassicismo e Romantismo – Módulo III

INSCREVA-SE

Este curso aborda a História da Arte a partir da reflexão filosófica primordial sobre a história da individualidade artística e seu componente social, tendo como foco os momentos derradeiros da era medieval europeia e a abertura do Renascimento, caminhando por uma longa jornada até o desfecho artístico e literário do Romantismo. O curso é dividido em três módulos de cinco aulas cada, que funcionam como uma continuidade direta – ainda que possam ser cursados separadamente. 

Módulo III – Neoclassicismo e Romantismo 

O último módulo aborda a pintura de Vermeer e o caso célebre da falsificação de Han van Meegeren, a arte Rococó e as transformações ocorridas no mundo da arte com o Neoclassicismo de David; e, por fim, adentra o romantismo e discute os grandes mitos do Renascimento que percorrem o século 19. 

Aula 1 | Vermeer e a falsificação. 

Aula 2 | Neoclassicismo de Jacques-Louis David 

Aula 3 | O Romantismo parte 1 

Aula 4 | O Romantismo parte 2 

Aula 5 | Fausto: do mito do Renascimento à tragédia do desenvolvimento 

  • Sobre o professor Claudinei Cássio de Rezendeadd

    Claudinei Cássio de Rezende realizou pós-doutorado em História Moderna (PUC-SP/Capes, 2017-2018) sobre “O estatuto social do pintor no barroco holandês”. É doutor em Ciências Sociais (Unesp/Fapesp, 2011-2015) com tese sobre o filósofo da estética György Lukács. Também é mestre, bacharel e licenciado em Ciências Sociais, licenciado e especialista em História. Atualmente é professor de História da Arte (desde 2016) e de Trabalho, Sociedade e Cultura (desde 2015) em cursos regulares de pós-graduação na Cogeae (PUC-SP); e é professor de Arte Clássica no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (desde 2021). 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Descontos
    10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
    30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
    Gratuidade na compra do 11º curso
    50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP