handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

História da arte V – Arte séculos XVIII e XIX: o academicismo na construção do nacionalismo

INSCREVA-SE

Este módulo do curso de história da arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais dos séculos XVIII e XIX, na Europa e no Brasil, destacando o Neoclassicismo, Romantismo e Realismo nas artes visuais, dialogando com outras linguagens da arte, bem como com o contexto político, social e econômico. Ainda será abordado o surgimento dos museus nacionais e o papel da arte nesses espaços.

O objetivo do curso é apresentar a produção cultural academicista dos séculos XVIII e XIX e compreender a reverberação de tal visualidade na contemporaneidade. Estudar as características do estilo neoclássico e a influência do contexto político e social nos estilos romântico e realista. Analisar criticamente o papel da arte nos museus nacionais europeus e brasileiros. Perceber as fontes visuais como documentos históricos e sua potência educacional.

O curso, ministrado à distância, tem sua metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecerão de modo dialogado com os participantes, a partir de imagens selecionadas e analisadas, bem como de seus contextos (produção e recepção). Em todas as aulas, também será feita a relação entre os contextos de produção das obras analisadas com o olhar contemporâneo.

 

Aula 1 | Arte acadêmica: Neoclassicismo europeu. Arte e identidade nacional. Surgimento dos museus.

Nesta aula, será abordado o estilo neoclássico e o contexto sociocultural que fomentou a estética que resgata valores clássicos da Antiguidade. Além disso, analisaremos como a arte acadêmica foi utilizada para a construção da identidade nacional na Europa pela sua difusão nos grandes museus.

Aula 2 | Arte acadêmica no Brasil: Missão artística francesa (1816). Arte e identidade nacional nos museus brasileiros. Esta aula é uma continuação da aula anterior, agora com foco na produção artística brasileira no século XIX, com o surgimento da Escola de Belas Artes. Também discutiremos a tentativa da construção de uma identidade nacional a partir do uso da cultura visual.

Aula 3: Romantismo. Imagens que criam imaginários. Era das revoluções.

Esta aula abordará a construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Industrial, Independências). Trataremos também da cultura visual presente na vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.)

Aula 4 | Realismo. Ciência e crítica social.

Nesta aula de encerramento do módulo, iremos estudar a pintura e escultura realista como crítica social para, a partir daí, podermos também tecer considerações críticas contextualizadas à arte acadêmica, ao nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo Neoclassicismo que reverbera na atualidade.

 

*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*


Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Artes (2008) e Doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da UNESP. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Licenciatura em Artes nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte. Atualmente é professora no Centro Universitário FMU.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)