handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Os psicopatas de Hitchcock: Os estranguladores de Londres e outros assassinos cinematográficos

INSCREVA-SE

No mês em que é comemorado o cinquentenário do filme “Frenesi”, considerado de maneira praticamente unânime como a última obra-prima de Alfred Hitchcock, o curso faz um panorama de sua peculiar galeria de assassinos psicopatas e maníacos homicidas nas telas, abordando em quatro aulas o processo criativo de um dos mais mórbidos e maliciosos cineastas do suspense policial, um autêntico artesão na irresistível arte de matar.  

Hitchcock foi um mestre da narrativa policial e de suspense, e sua maneira de construir vilões carismáticos, sedutores e mortais foi de enorme influência em praticamente tudo que veio depois no cinema e na televisão, de Hannibal Lecter e Dexter Morgan a Patrick Bateman e Michael Myers. Os crimes passionais, com maridos matando esposas ou vice-versa, são temas de muitos de seus clássicos, como “Agonia de amor”, “Disque M para matar”, “A janela indiscreta” e “Um corpo que cai”, mas Hitchcock também criou fascinantes assassinos impulsivos (“Assassinato”, “Suspeita”, “A tortura do silêncio”) e desequilibrados morais e mentais (“O estrangulador de louras”, “Sombra de uma dúvida”, “Festim diabólico”, “Pavor nos bastidores”, “Pacto sinistro”, “Psicose” e “Frenesi”). 

Aula 1 | Os primeiros psicopatas 

– A inspiração nos crimes reais do assassino londrino Jack o Estripador 

– A invenção do filme de suspense em “O estrangulador de louras” 

– O primeiro caso de travestismo com o mistério “Assassinato” 

Aula 2 | Estranguladores charmosos e mortais 

– O caráter dúbio e intrigante do possível assassino de “Suspeita” 

– O ódio puro no frio estrangulador de “Sombra de uma dúvida” 

– A morte é apenas uma brincadeira de meninos em “Festim diabólico” 

Aula 3 | A frieza nos crimes impulsivos 

– Bruno e a fracassada troca de assassinatos em “Pacto sinistro” 

– A reviravolta final e a frieza do assassino de “Pavor nos Bastidores” 

– O abuso da fé no patético homicida de “A tortura do silêncio” 

Aula 4 | O assassinato como uma das belas artes 

– O crime passional em “A janela indiscreta” e “Um corpo que cai” 

– Norman Bates, o derradeiro psicopata cinematográfico em “Psicose” 

– Uma (quase) despedida de Hitchcock com a brutal obra-prima “Frenesi” 

  • Sobre o professor Carlos Primati add

    Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive a cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia “Única”, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP