handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

O espírito modernista da Semana de 22

INSCREVA-SE

No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o curso propõe avaliar os contornos do espírito modernista que conduziu a época, assim como seus antecedentes históricos e desdobramentos na Europa e na América Latina, com o surrealismo, a arte degenerada, o futurismo, a arte dos ruídos e a música moderna. Para isso, serão revisitadas obras fundantes do espírito moderno em torno da Semana de 22, de Oswald de Andrade, Villa-Lobos, Anita Malfatti e Mário de Andrade, entre outros, para, por fim, encontrar os ecos e lacunas desse movimento na cultura brasileira contemporânea.

Serão, portanto, avaliados os contornos do espírito modernista que conduziu a época da Semana de Arte Moderna de 1922, apresentando alguns de seus principais antecedentes históricos e desdobramentos no contemporâneo.

Aula 1| O contexto da Semana de 22 Decadência do romantismo e inssurgência dos “primitivismos” estéticos. O contexto canibalista na arte europeia marginal. A ideia do primitivismo em Oswald de Andrade. Eventos anteriores à Semana de 22.

Aula 2| A Semana de Arte Moderna Principais obras da Semana de 22. Obras modernistas posteriores a 1922. O santeiro do mangue como auge modernista. O Manifesto antropófago.

Aula 3 | Repulsa contramodernista: a arte degenerada A arte degenerada de 1937. O modernismo e a psicanálise. Aspectos psicológicos da arte degenerada e do modernismo.

Aula 4 | Ecos do modernismo hoje O que ficou do espírito moderno? Pop art. Arte pop. Tropicalismo. A vanguarda musical paulistana como devoração do modernismo.

 

  • Sobre o professor Marcello Gabbayadd

    Marcello Gabbay é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sandwich na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), onde estudou com o sociólogo junguiano Michel Maffesoli. Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social (FMU) e aluno de Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP). Professor universitário, pesquisador e autor dos livros Comunicação poética e música popular (Ed. Appris, 2017) e Música estranha (Paka-Tatu, 2021), além de diversos artigos publicados no Brasil, América Latina e Europa. Músico e compositor.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP