handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Aquele curso sobre Friends e sitcoms

INSCREVA-SE

Dezessete anos depois de sua exibição final, "Friends” ainda é uma série referenciada recorrentemente, além de um produto muito lucrativo na cultura pop. Ao mesmo tempo, a fórmula da produção da Warner é praticamente impossível de repetir, uma vez que as sitcoms continuaram mudando, inclusive no quesito conteúdo, repaginando piadas preconceituosas, comuns nos anos 1990. Este curso propõe a reflexão sobre o impacto que “Friends” acabou causando, mesmo sem intenção, para as sitcoms que vieram depois, principalmente no quesito diversidade. 
Aula 1 | Aquela aula que sobre sitcoms 
(Todas as respostas são respondidas usando “Friends” como exemplo) 
- O que é uma sitcom? 
- As risadas ao fundo: de onde vêm? Elas são mesmo necessárias? 
- Antes de “Friends”: quais foram as primeiras sitcoms? 
- “Friends” é realmente única? (Polêmica sobre plágio de "Living Single”). 
- Depois de “Friends”: como são as sitcoms agora? 
- Por que amamos sitcoms até hoje? 
 

Aula 2 | Aquela aula sobre os personagens 
(Quais sobreviveriam à televisão de hoje em dia?) 
 

Aula 3 | Aquela aula com os dos e dont’s 
(O que a série fez de correto e o que fez de errado) 
- Don’t: a falta de representatividade 
- Don’t: o esquecimento dos bons personagens secundários 
- Don’t: a falta de atenção aos detalhes no roteiro 
- Do: o conceito dos vinte e poucos 
- Do: o casamento lésbico 
- Do: o elenco 


Aula 4 | A reunião 
- 17 anos depois: o que os fãs esperavam? 
- 17 anos depois: o que o elenco podia oferecer? 
- 17 anos depois: um tímido mea culpa - A fórmula e o legado de “Friends” 

  • Sobre a professora  Karol Gomesadd

    Karol Gomes é jornalista pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Atua como roteirista de vídeos da Omelete Company e apresentadora multimídia do Hypeness, além do canal @EnfimKarol no Tiktok, onde fala cultura pop de maneira didática e antropológica. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Comprar Ingressos