handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

História da arte IV – Maneirismo, Barroco e Rococó

INSCREVA-SE

Este módulo do curso de história da arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais maneiristas, barrocas e do rococó, entendendo seus contextos de produção, o exagero e desequilíbrios estéticos pós-Renascença. Iremos conhecer as características estéticas da arte e dos artistas dos três estilos na Europa e no Brasil, com destaque para as possibilidades estéticas do barroco no Brasil colonial.

O objetivo deste curso é compreender as transformações e contexto político, econômico, cultural e social da época. Perceber a arte barroca e sua ligação com a contrarreforma religiosa. Identificar as características estéticas de artistas maneiristas, barrocos e do rococó. Tecer considerações críticas a respeito da relação direta do Barroco com as questões religiosas e suas diferentes consequências na arte. Analisar a estética aberta do Barroco e do Rococó presente nas produções visuais do Barroco na América Latina, especialmente no Brasil.

O curso, ministrado à distância, tem sua metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecerão de modo dialogado com os participantes, a partir de imagens selecionadas e analisadas, bem como de seus contextos (produção e recepção). Em todas as aulas, também será feita a relação entre os contextos de produção das obras analisadas com o olhar contemporâneo.

Aula 1 | Maneirismo.
Nesta primeira aula, iremos conhecer os artistas maneiristas e suas obras, percebendo o contexto histórico e cultural do século XVI e a revisão dos valores clássicos privilegiados pela Renascença. Também analisaremos expressões do Maneirismo no Brasil.

Aula 2 | Barroco – Europa.
Nesta aula, iremos apresentar e discutir as características estéticas da arte barroca na Europa, bem como seus artistas. Analisaremos o contexto social, cultural e político e a relação direta do Barroco com a contrarreforma e com o absolutismo ibérico e francês, especialmente. Também serão apresentadas, nesta aula, as características da arte barroca nos países baixos e península itálica, entre outras regiões europeias.

Aula 3 | Barroco – América Latina em geral, Brasil em especial.
Uma vez conhecidas as características do Barroco europeu e seu contexto histórico, iremos discutir a estética barroca e as possibilidades que ela trouxe na representação de uma religiosidade latino-americana em geral e brasileira em particular. Apresentaremos também as características regionais do Barroco brasileiro.

Aula 4 - Rococó – Europa e Brasil.
A última aula deste módulo apresenta as características e os artistas do estilo Rococó, que surgiu na França no século XVIII como um desdobramento do barroco. Também apresentará obras que podem ser consideradas como arte Rococó ou influenciadas por ela no Brasil.

*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*

Sobre a professora: Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Artes (2008) e Doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da UNESP. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Licenciatura em Artes nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte. Atualmente é professora no Centro Universitário FMU.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)