handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O MIS e o MIS Experience estão com as atividades presenciais suspensas.

[CURSO MIS ]

História do cinema africano

INSCREVA-SE

Este curso, de caráter introdutório e para todos os públicos, vai apresentar a riqueza pouco conhecida do cinema africano, desde o turbulento período pré-independência e os primeiros cinemas dos países do norte da África, passando pela cinematografia da descolonização, o dilema dos financiamentos, as indústrias e o cenário contemporâneo. Em cada aula, trechos de filmes fundamentais e pouco conhecidos pelo público farão os alunos mergulharem numa cinematografia que merece ser vista cada dia mais.

Aula 1 | Cinema pré-independência e pioneiros do cinema africano 

Aula 2 | Cinema africano de países islâmicos: Marrocos e Egito. 

Aula 3 | Nollywood (Nigéria) e África do Sul 

Aula 4 | Cinema luso-africano: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

  • Sobre o professor Franthiesco Ballerini,add

    Franthiesco Ballerini, finalista do 60º Prêmio Jabuti pelo livro Poder suave – Soft Power, é jornalista e doutorando em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em audiovisual e jornalismo cultural. Acumulou experiência de repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina para o jornal O Estado de S. Paulo e Rádio Eldorado. Foi crítico de cinema da TV Gazeta e colunista de jornalismo cultural do Observatório da Imprensa. Atualmente, é colunista de soft power do norte-americano Fair Observer. Ministrou palestras e master classes sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois, Loyola University e Harvard University, nos EUA, além da Freie Universitat de Berlim. É autor dos livros Diário de Bollywood (2009), Cinema brasileiro no século 21 (2012), Jornalismo cultural no século 21 (2015), Poder suave – Soft Power (2017), com prefácio do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, e História do cinema mundial (2020), prefaciado por Walter Carvalho. Produziu filmes, como o documentário Bollyworld e Legacy, este feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de Nome, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa