handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O MIS e o MIS Experience estão com as atividades presenciais suspensas.

[CURSO MIS ]

História da Arte - Módulo 3

INSCREVA-SE

Módulo III – Renascimento

Este terceiro módulo do curso de História da Arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais, seja pintura, escultura e arquitetura, do período denominado Renascimento nas Artes (séculos XIV, XV e XVI), seria mesmo um renascimento? O foco do curso serão as artes visuais, sem perder o diálogo com as outras linguagens da arte, e trataremos de conhecer a estética e artistas da renascença, bem como perceber as possibilidades de tal visualidade na contemporaneidade. 

O objetivo do curso é apresentar o contexto político, social e econômico no período de transição entre as denominadas eras medieval e moderna, que no Renascimento italiano é chamada de Trecento (século XIV). Estudar as obras e contextos dos séculos XV e XVI. Identificar as características estéticas da arte e de artistas do Quattrocento e do Cinquecento. Conhecer e reconhecer os artistas renascentistas das cidades da península itálica e de outras regiões da Europa. Analisar criticamente os conceitos de renascimento, beleza e genialidade.

Aula 1 | Renascimento – Trecento (séc. XIV). Transformações sociais e estéticas do período.

A primeira aula abordará de forma crítica o conceito de “renascimento”, apresentará características da produção cultural visual produzida no período denominado “trecento”, contextualizando-as com o tempo em que foram realizadas e expostas, bem como com a contemporaneidade.

Aula 2 | Renascimento – Quattrocento. Características estéticas e os artistas do século XV.

Nesta aula serão apresentadas as características estéticas da arte e de artistas do século XV. Será discutido o contexto histórico de tais produções e artistas, retomando a crítica ao conceito de “Renascimento” da aula anterior, acrescentando um olhar crítico às noções de beleza e genialidade nas artes visuais.

Aula 3 | Renascimento – Cinquecento. Características estéticas e os artistas do século XVI

O curso percorre da arte rupestre ao academicismo do século XIX e tem sua metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecem de modo dialogado com os participantes, a partir de imagens selecionadas para serem analisadas. Também propõe analisar as obras em relação ao contexto histórico de produção, para perceber as possibilidades da arte como fonte histórica. No tocante aos contextos de recepção de tais obras na contemporaneidade, discute as possibilidades de trabalho com tais obras em museus e sala de aula. O foco do curso está nas artes visuais, porém, sem perder o diálogo com outras linguagens da arte.

A terceira aula tratará do último período da Renascença italiana. Serão apresentadas e discutidas as características estéticas do período e os artistas mais citados. Estudaremos esta fase e o seu contexto de transição para o Maneirismo que virá a seguir.

Aula 4 | A Renascença fora da Península Itálica. Contexto político, social, cultural e econômico.

A última aula deste módulo está reservada para a apresentação e discussão de artistas dos Países Baixos, Flandres, Sacro Império Germânico e Península Ibérica do mesmo período do Renascimento que ocorria na Itália, quando encerraremos a discussão sobre o conceito de “Renascimento” e as possibilidades de leituras de tais obras na contemporaneidade.

  • Sobre a professora Valeria Peixoto de Alencaradd

    Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Artes (2008) e doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. Colaboradora da empresa Arteducação Produções, desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Licenciatura em Artes, nas disciplinas relacionadas a Patrimônio cultural e História da Arte. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br   

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa