handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

Arte em cena: narrativas visuais do cinema

INSCREVA-SE

Um filme é feito de muitas partes para além do roteiro, da direção e da atuação. Direção de arte, fotografia, figurino, maquiagem, montagem e trilha sonora também fazem parte da construção narrativa de uma história. O objetivo deste curso é mostrar o quanto o valor estético do cinema adiciona uma camada extra de interpretação aos filmes, sejam eles de drama, comédia ou terror. 

Utilizaremos exemplos visuais (trechos de filmes, cenas, frames, músicas e mais) para aproximar os alunos de uma visão mais ampla e complexa do fazer fílmico. A parte teórica é fundamentada, em sua maioria, pela teoria do cinema, da semiótica, da estética e da psicanálise. Moda, arte e outras expressões artísticas orbitam de acordo com cada tema. 

Aula 1 | Introdução à narrativa visual 
Um mergulho nos conceitos técnicos de cinema que formam as equipes de arte, fotografia e figurino de filmes e séries. Alguns exemplos citados em aula: "Paris, Texas" (1984), Wim Wenders; "Barry Lyndon" (1975), Stanley Kubrick; "O Piano" (1993), Jane Campion; "Pi" (1998), Darren Aronofsky; "Auto da Compadecida" (2000), Guel Arraes. 

Aula 2 | Diretores autorais 
Apresentação, interpretação e discussão do conjunto da obra de cineastas e diretores de fotografia com trabalhos estéticos autorais em diferentes gêneros. Alguns exemplos citados em aula: Tim Burton (“Vincent”, curta-metragem, 1982), “Edward mãos de tesoura” (1991), “O estranho mundo de Jack” (1993)); Melina Matsoukas (“Queen & Slim” (2019), “Insecure”, série disponível na HBO MAX, clipe “Formation”, Beyoncé); Nicolas Winding Refn (“Drive” (2012), “Demônio de neon” (2016), “Too Old To Die Young” série disponível na Amazon Prime); Sofia Coppola (“Encontros e desencontros (2004), “Virgens suicidas” (2000), “On the Rocks” (2020), “Maria Antonieta” (2007)); Barry Jenkins (“Moonlight” (2016), “Se a rua Beale falasse” (2019)); Denis Villeneuve (“Duna” (2021), “Blade Runner: 2049” (2017), “A chegada” (2016), “O homem duplicado” (2014)). 

Aula 3 | Movimentos do cinema 
Contextualização dos movimentos Nouvelle Vague, Cinema Novo, Expressionismo alemão e Surrealismo, e a importância deles para as novas possibilidades visuais de fazer filmes (e séries, videoclipes etc). 

  • Sobre a professora Paula Jacobadd

    Paula Jacob é jornalista especializada em cinema e literatura, editora-chefe da revista Claudia e escritora. Pós-graduanda em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura (PUC-SP) e bacharela em Jornalismo (ESPM-SP), ministra cursos e palestras sobre estética no cinema, literatura contemporânea e escrita desde 2019. Trabalhou nas redações da Harper's Bazaar, Casa Vogue – onde também assinava a coluna A Arte do Cinema – e Glamour. A intersecção das artes é o que permeia sua atuação jornalística e acadêmica. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP