Sempre, diante da imagem, estamos diante do tempo. (Georges Didi-Huberman)
O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos sabermos, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e a ideia de beleza, qualidade, patrimônio cultural…
Este curso tem seu foco nas artes visuais e seu principal objetivo é proporcionar caminhos para a interpretação de obras de arte e imagens produzidas ao longo do tempo, bem como refletir sobre as ideias contidas em tais produções culturais visuais que permaneceram ao longo da história ocidental. Assim, algumas questões que norteiam o curso são as seguintes: como podemos entender a história a partir das imagens? Como saber sobre as histórias das imagens? A produção cultural visual das sociedades nos dá pistas sobre como pensavam e como queriam fazer pensar?
A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da História da Arte e da Cultura Visual, apresentando, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da História.
O curso é dividido em cinco módulos que vão tratar da produção cultural visual e manifestações artísticas desde a chamada “pré-história” até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20. Ao todo serão 30 encontros de duas horas e meia semanais no decorrer do primeiro semestre do ano. Em cada encontro serão abordados os principais aspectos relacionados à estética do período estudado, os principais artistas e o contexto histórico, cultural e social em que tais obras foram produzidas.
O curso tem sua metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecerão de modo dialogado com os participantes, a partir de imagens selecionadas e exibidas para análise, bem como seus contextos (produção e recepção).
Módulo IV
Aula 19 | Romantismo. Imagens que criam imaginários. Era das revoluções.
Esta aula analisará a construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Industrial, Independências). Trataremos também da cultura visual presente na vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.)
Aula 20 | Realismo. Ciência e crítica social.
Nesta aula de encerramento do módulo iremos estudar a pintura e escultura realista como crítica social para a partir daí podermos, também, tecer considerações críticas contextualizadas a arte acadêmica, ao nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo neoclassicismo que reverbera na atualidade.
Aula 21 | Impressionismo e pós-impressionismo. Fotografia.
Esta aula será dedicada ao conceito de moderno/modernidade nas artes, entendendo o contexto histórico e cultural da época. Trataremos da primeira vanguarda europeia: o impressionismo e seu desdobramento, o pós-impressionismo. Também abordaremos o surgimento da fotografia e as experiências artísticas com esta nova técnica.
Aula 22 | Simbolismo. Fauvismo. Expressionismo.
Seguindo a apresentação de artistas das vanguardas europeias, trataremos dos movimentos citados, relacionando a produção ao contexto, sem desconsiderar nosso olhar atual sobre tais produções.
Aula 23 | Cubismo. Futurismo. Suprematismo.
Nesta aula, seguimos com as vanguardas e a relação com o contexto político europeu.
Aula 24 | Brasil modernista antes da semana de 1922. Semana de arte moderna.
Nesta aula retomamos o conceito de moderno/modernidade com o olhar para as produções de artistas brasileiros na chamada fase inicial do modernismo brasileiro.
Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Artes (2008) e doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte.
→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
→ Descontos
10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
Gratuidade na compra do 11º curso
50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br