handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Mulheres no Rock

INSCREVA-SE

O curso apresenta uma análise panorâmica do repertório de rock produzido desde a década de 1970 até a atualidade, contextualizando-o no âmbito das outras músicas que configuraram a paisagem sonora brasileira. Será dado destaque especial à produção das mulheres do rock: cantoras, instrumentistas, compositoras. Entre os aspectos particulares a ser estudados, encontram-se os elementos que caracterizam o rock produzido no Brasil, tendo em conta seus elementos composicionais, estéticos e performáticos. 

Considerando, ainda, que o rock é um dos gêneros musicais que deve sua origem e, em grande medida, continuidade e circulação graças às mídias (do rádio às redes sociais), as músicas do rock serão contextualizadas como obras inseridas na cultura midiática. 

Aula 1 | Esse tal de roque enrow (apontamentos e contextos). Uma breve linha do tempo. Um reduto da juventude: comportamento e consumo. Celly Campello e Wanderléa: as pioneiras, como manda o figurino. Moda, comportamentos, consumo jovem. Desdobramentos pós-iê-Iê-iê. Das versões ao B-Rock. 

Aula 2 | Cruela cruel: Uma questão de gênero? Rock: um gênero musical masculino? Temas das letras: cotidiano, disjunções amorosas. Letras e poética: pensando as composições. 

Aula 3 | Zona zen (os modos e espaços de escuta). Um produto da cultura midiática: rádio, disco, televisão, redes sociais. Misturas: hibridismos locais com outros gêneros regionais e da cultura pop e com outras estéticas. Vertentes brasileiras. 

Aula 4 | Com a boca no mundo (performance e contextos simbólicos). As vozes da voz: do grito ao silêncio. Simbologias da voz: dicções, modelos de canto. A teatralidade da performance. Identidades midiáticas: alguns estudos de caso. Janis Joplin, Tina Turner, Nina Hagen, Zélia Duncan, Cássia Eller, Angela Ro Ro 

Aula 5 | Todas as mulheres do mundo (compositoras, cantoras e instrumentistas). Rita Lee: da garota Mutante à matriarca do rock. Apresentação de nomes de destaque. 

  • Sobre a professora Heloísa de A. Duarte Valenteadd

    Heloísa de A. Duarte Valente é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutoramento em Cinema, Rádio e Televisão (ECA-USP). É professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (Unip) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música (ECA-USP). Tem como principais linhas de investigação a semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia. Tem uma dezena de livros publicados. É fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e editora-chefe da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia.  

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Comprar Ingressos