
Breve história dos musicais (Parte 2)
Os anos 1920 e 1930 foram um marco para o desenvol...
Em julho de 2019, a humanidade comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua, a bordo da espaçonave Apollo 11. No mesmo ano desta importante conquista astronômica, o quadrinista Ziraldo lançava Flicts.
O livro conta a história de uma cor chamada “flicts”, que não encontra seu lugar no mundo. A narrativa é contada de maneira poética e sensível, permitindo ao leitor diversas interpretações e abordando temas variados, como a dificuldade de se perceber o diferente, preconceito, exílio e liberdade.
Flicts, que não achava seu lugar na terra, se sente em casa quando chega à Lua, onde o solo é da sua cor. A publicação do livro acontece no mesmo momento em que o satélite recebe seu primeiro visitante, o astronauta Neil Alden Armstrong, autor da famosa frase: “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para humanidade”.
Em visita ao Brasil, Armstrong recebeu o livro de Ziraldo, que escreveu de volta para o autor: “A Lua é Flicts”. Esta mensagem passou a ser incluída em todas as republicações, que em agosto de 2019 completa 50 anos.
O autor do Menino Maluquinho foi um dos desenhistas homenageados na exposição Quadrinhos, realizada no MIS entre novembro de 2018 a maio de 2019, onde seu ateliê foi reproduzido e vários de seus originais, cedidos pelo autor, expostos.
Por Carolina Pelizuda
Créditos da imagem: Imagem de divulgação. Editora Melhoramentos.
Os anos 1920 e 1930 foram um marco para o desenvol...