
Breve história dos musicais (Parte 2)
Os anos 1920 e 1930 foram um marco para o desenvol...
Assim como lemos um texto, também é possível lermos uma imagem. Assim como a imagem, o texto é produzido por ideias, porém é construído por palavras. As imagens podem ser construídas por várias técnicas, como fotografia, pintura, desenho, gravura, dentre muitas outras.
As visitas mediadas em museus e instituições culturais muitas vezes envolvem a prática de leitura de imagens. Através dela, conseguimos atribuir sentido ao que estamos vendo, construir coletivamente possíveis interpretações dos trabalhos e estimular nossa visão crítica.
O modo como a leitura de imagem ocorre é algo muito particular, podendo variar de pessoa para pessoa, assim como o modo de conduzir uma leitura de imagem também é diferente para cada educador. Alguns aspectos, no entanto, podem facilitar esse caminho.
Podemos começar pela leitura dos elementos, ou seja, dos aspectos visuais, de tudo que está visualmente presente e que constrói a imagem. Exemplo: cores, linhas, sombras, texturas, forma, tamanho etc. Identificados os aspectos formais, podemos investigar como eles estão ligados ao conteúdo do trabalho. Do que essa imagem está falando? Por que será que esses foram os materiais e técnicas escolhidos? Na sequência, podemos interpretar, objetiva ou subjetivamente, o trabalho. O que essa imagem diz para mim? Eu consigo me relacionar e me identificar com o que está sendo mostrado?
A tirinha acima é do “Menino Maluquinho”, personagem de Ziraldo. As HQs são ótimos exemplos de imagens e textos atuando em conjunto.
Apenas pelos aspectos formais, o que conseguimos identificar na imagem de Ziraldo? Qual o material usado? O fato de ser uma tirinha muda a abordagem em relação ao material? De qual assunto Ziraldo está falando? Você já viveu uma situação parecida?
Ter como hábito a leitura de imagens auxilia não só no desenvolvimento crítico no contexto da arte, mas também em relação ao mundo ao nosso redor.
por Carolina Pelizzuda
Os anos 1920 e 1930 foram um marco para o desenvol...