
Breve história dos musicais (Parte 2)
Os anos 1920 e 1930 foram um marco para o desenvol...
Embora tenham em comum a função de preservar partes de determinadas histórias, os museus são muito diversos, não apenas em relação às suas temáticas e abordagens, mas também na construção de seu espaço.
Durante a 12ª edição do Projeto Hyperlink atividade girou um torno do que seria considerado um “museu ideal”. Os alunos da EMPG Professora Marlene Rondelli e da EMEF Desembargador Achilles de Oliveira Ribeiro foram instigados a criar uma maquete do seu museu levando em consideração não só a temática das exposições, mas também questões relativas à edificação e infraestrutura do espaço. Nessa atividade, se depararam com os desafios de conceber um espaço que contemplasse as necessidades dos pesquisadores, educadores, equipes de segurança, apoio e receptivo do museu, assim como de seus visitantes. O espaço destinado ao acervo abriu também a discussão sobre suas especificidades, que envolviam questões técnicas como iluminação e ventilação, por exemplo, a fim de pensar sua conservação.
Esse envolvimento com o vivenciar e planejar os bastidores de um museu colaborou para que a aproximação desses jovens com as noções acerca de espaço público fosse mais efetiva. O que se esperava era que essa aproximação não se desse apenas no que se referia a um museu ou a instituições culturais, mas que se estendesse a outros espaços, como a escola, por exemplo, aumentando também o senso de pertencimento a esses locais, assim como a responsabilidade individual para com eles.
E você, já pensou como seria o seu museu ideal?
Texto: Yule Barbosa
Imagem de capa: Liana das Neves
Os anos 1920 e 1930 foram um marco para o desenvol...