handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
BLOG EDUCATIVO

A proposta deste blog é aproximar o público do cotidiano do Núcleo Educativo MIS com uma linguagem fluída e acessível. Cada educador tem liberdade para desenvolver conteúdo abordando suas pesquisas, visitas e atividades. Acompanhe!

Relato do educador

Alô, amigos

Postado em 26 de dezembro de 2019

O musical de animação de 1942 dos estúdios Disney faz parte de um contexto muito específico de época: a Política da Boa Vizinhança (Good Neighbor Policy), do presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt. A política consistia em estreitar laços com a América Latina, não só por questões econômicas, mas principalmente para manter a hegemonia em solos latino-americanos, evitando qualquer influência europeia, especialmente os interesses vindos da Alemanha nazista.

Os Estados Unidos logo perceberam que uma das melhores formas de exercer essa política, e sem a utilização de forças militares, era através dos meios culturais de massa, como a TV e o cinema. Durante essa época, Carmen Miranda passou a ser o símbolo máximo desse estreitamento cultural.

Durante o período da guerra, a Disney precisou realizar produções menores, os chamados filmes de coletânea, projetos mais baratos, em que alguns curtas eram colocados juntos, a fim de formar um longa-metragem. As produções do estúdio estavam cada vez mais caras, e durante a guerra ele precisou não só dar conta das encomendas propagandistas do governo americano, mas também teve que lidar com a ausência de muitos animadores, envolvidos no conflito. É nesse contexto que surge Alô, amigos.

Em 1941, o próprio Walt Disney, com uma equipe de animadores, faz uma viagem para a América Latina e cria o enredo do musical, com esquetes sobre o Peru, Chile, Argentina e Brasil, misturando live-action com animação. Essa viagem foi paga pelo governo americano, com o intuito de exercer a Política da Boa Vizinhança.

No curta sobre o Brasil, vemos a primeira aparição de Zé Carioca, apresentando as belezas do Rio de Janeiro para o turista Pato Donald. Importante lembrar que foi também por essa época que a imagem do Brasil como a terra da festa, do carnaval e da boemia passou a ser vendida no exterior.

No vídeo abaixo, é possível ver a esquete sobre o Brasil. O que vocês acharam da representação do nosso país? https://www.youtube.com/watch?v=a8bJi_356QM

MAIS LIDAS