handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

Videoarte no acervo MIS

A coleção do MIS, composta por mais de 220 mil itens, tem um representativo acervo de videoarte brasileira, coletada pelo Museu desde a década de 1970. Em 2020, esta linguagem artística ganhou destaque na programação com a criação do VideoArtePapo, programa do Museu exibido em seu canal no YouTube, no qual a multiartista Márcia Beatriz Granero convida videoartistas para uma conversa on-line, que passa a fazer parte também do Acervo MIS, fomentando as trocas entre realizadores de diversas gerações e a produção de conhecimento sobre esta manifestação artística contemporânea.

Para esta mostra, foram selecionados 12 vídeos que traçam um panorama da diversidade de gêneros, temas, estéticas e ideias que permeiam a criação brasileira em vídeo. São peças curtas que, em sequência, exploram as variadas possibilidades de ações videográficas, transportando para o ambiente museológico o resultado do uso de uma ferramenta cada vez mais acessível à sociedade.

Todas as conversas apresentadas desde outubro de 2020 que compõem o programa VideoArtePapo podem ser acessadas no canal do MIS no Youtube. Acesse e inscreva-se no canal!

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP