handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

Os caminhos da forma

É muito comum observarmos nas ruas e avenidas materiais brutos da construção civil, tais como, gesso, pedra, mármore e ferro, sem qualquer tipo de utilidade. A escultora Mary Carmen Matias trouxe a reflexão: por que não conceder vida a tudo isso?

Desde 2021, em parceria com o Instituto Olga Kos (IOK), a escultora desenvolve o projeto "A arte da leveza", composto por oficinas de arte. Os beneficiários reproduzem os conceitos da artista na prática, despertando a criatividade por meio de esculturas e pinturas.

O ápice de todo esse projeto é esta exposição traz obras da escultora Mary Carmen Matias, além das releituras feitas por participantes das oficinas de arte do Instituto Olga Kos, nas quais o fazer artístico e o olhar poético da pessoa com deficiência são protagonistas. A exposição pretende dar uma visão geral do processo criativo de Mary Carmen: do desenho ao protótipo e do protótipo à obra finalizada, imprimindo leveza à matéria bruta e aos materiais pesados com os quais a artista trabalha.

A exposição traz o mesmo título do livro que será lançado no dia da abertura. "Os caminhos da forma", do crítico de arte Jacob Klintowitz, traz o registro e as reflexões das atividades do projeto desenvolvido pela Mary com o IOK.

“Foi uma experiência fantástica. Fiquei sensibilizada e emocionada em ver minha obra sendo reproduzida da forma como eles captaram meu sentimento. A alegria deles em apresentar a obra é maravilhosa”, destaca Mary.

“É extremamente possível transformar materiais brutos em algo mais leve e suave. Algo que possa refletir de fato a vida e o momento em que vivemos. O artista tem que mostrar sua arte para o povo. Todos nós temos um dom. Apenas é preciso desperta-lo”, completa a escultora.

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP