O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo – para formação e difusão cultural no Estado, abre a exposição Timeless, de Marcelo Tinoco , na cidade de Votuporanga. A mostra fotográfica selecionadas pelo projeto Nova Fotografia, convocatória do MIS que seleciona e exibe, anualmente, trabalhos de novos talentos da área na instituição paulistana. Todas as obras escolhidas e expostas integram o Acervo do Museu.
A série Timeless traz retratos de pessoas e lugares realizados na atualidade, mas que parecem pertencer a uma época passada, outro século, outra década. Marcelo Tinoco, curioso a respeito da magia do tempo, busca refletir sobre a atemporalidade da existência humana. As imagens, captadas por um processo puramente documental, são armazenadas em um dispositivo de arquivamento de instantes fotográficos. A partir desse banco de dados digital, o fotógrafo dá sequência à construção de quadros cênicos de grandes proporções, sintetizando a realidade das cidades e seus habitantes.
Como um colecionador de imagens, Marcelo Tinoco assume sua fotografia como anotação, rascunho, fragmento, a serviço da posterior construção de histórias e narrativas visuais baseadas na realidade. Ele recria nas imagens da série Timeless uma natureza calculada e medida em seus mínimos detalhes, que adquirem o efeito de autênticos dioramas.